"Contratos de Repasses e Convênios" é tema de palestra ministrada em Aracruz

Hoje (22/06), foi realizada no município de Aracruz uma palestra sobre o tema “Contratos de Repasses e Convênios”, pela Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Espírito Santo (SFA-ES). Dentre os municípios conhecedores do tema, foram convidados ao auditório da UAB-Aracruz, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama, por meio dos secretários municipais de Agricultura, de Planejamento, presidentes de Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável e, ainda, representantes do IDAF e INCAPER.
O objetivo do encontro é promover o esclarecimento relativo às modalidades de Transferência Voluntária de Recursos da União, principais linhas de ação do Programa de Desenvolvimento do Setor Agropecuário (PRODESA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e, ainda, discutir sobre o Sistema de Gestão de Convênios e Contrato de Repasses – Siconv, além de esclarecer dúvidas.
A abertura do evento contou com a presença do superintendente da SFA-ES, José Arnaldo de Alencar que informou sobre o intuito das reuniões que estão acontecendo junto às prefeituras do Estado. “O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento adotou uma política de chegar até os municípios para tratar sobre a transferência de recursos, explicando como funciona o Ministério, que não é só um órgão fiscalizador e orientar sobre as emendas parlamentares que não são somente para aquisição de equipamentos, mas também para desenvolver ações e projetos nos municípios”.
O secretário de Agricultura, Edmilson Martins Schwenck avalia a contribuição do encontro para o município de Aracruz. “A explanação nos ajudou a esclarecer dúvidas que tínhamos na Secretaria de Agricultura à respeito das linhas que podem ser adquiridas pelas prefeituras, junto ao Governo Federal. Essas informações vão ajudar o nosso município na formalização de projetos para a aquisição de equipamentos e insumos”.
A palestra “Contratos de Repasse e Convênios” foi ministrada pelo fiscal Federal Agropecuário, Eduardo Farina de Freitas que abordou as modalidades de transparência de recursos e como deve ser apresentada uma proposta para o Siconv. Também esteve presente no encontro, o fiscal Federal, Carlos Teixeira Silva.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo