Secador de café é inaugurado em Cachoeirinha do Riacho beneficiando 40 famílias
Na manhã desta terça-feira (05), foi inaugurada mais uma Unidade de Beneficiamento de Café (secador de café), equipamento responsável por secar e pilar o grão. O secador vai beneficiar 40 famílias, sendo 32 da Associação dos Produtores Rurais de Cachoeirinha do Riacho e das comunidades de Brejo Grande, Vila do Riacho, Mata Limpa, Gimuhuna e Jacupemba. Agora, os moradores contam com dois secadores de café, sendo que o primeiro foi entregue em 2008.
O prefeito de Aracruz, Ademar Devens falou sobre os investimentos no setor agropecuário e o secador que tem capacidade para 80 sacas. “Temos feito fortes investimentos para proporcionar melhorias ao homem do campo, para gerar emprego e renda às famílias fixando-as no meio rural. Além dos dois secadores de Cachoeirinha também já foram contempladas as localidades de Gimuhuna, Córrego Francês, Três Irmãos que receberam um equipamento com capacidade de 15 mil litros do grão. Outro investimento são as 19 barragens que estão sendo construídas, em benefício aos distritos de Jacupemba, Guaraná e Riacho que sofreram com as fortes chuvas em 2008”.
O prefeito ressaltou sobre a primeira entrega de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar para a merenda dos alunos realizada no mês de junho. “Somos uma das primeiras cidades do país a adotar a lei criada pelo Ministério da Educação que institui aos municípios brasileiros a utilização de parte dos recursos para a aquisição de gêneros alimentícios, diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações. Agora, os alunos das nossas escolas consomem gêneros alimentícios do próprio município e o produtor rural tem garantia de uma nova fonte de renda, fomentando assim sua produção e comercialização”.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Edmilson Martins Schwenck o café representa hoje a principal cultura agrícola em Aracruz.. “Esse secador tem beneficiado toda a comunidade, principalmente o pequeno produtor que vive do café e, muitas vezes, não tem condições de pagar pelo serviço. Antes de chegar o secador na comunidade, ele tinha que deixar um grande percentual de sua produção como forma de pagamento para quem processou o café. A entrega do equipamento só foi possível graças a organização da comunidade”.
O período de montagem da Unidade de Beneficiamento de Café, contou com a parceria da comunidade e da Associação dos Produtores Rurais de Cachoeirinha do Riacho que levantou a cobertura, fez a base do piso e a caixa de depósito de café. No secador, os beneficiários trabalham de forma ecologicamente correta, utilizando na secagem e pila o eucalipto que é doado por uma empresa do município.
Santino Rodrigues que vive da produção de café diz que a vinda do secador mudou sua vida. “Se meu café não estivesse aqui ia sair muito caro para mexer em outro lugar, sem contar que é muito longe outros secadores. Agora tenho mais lucro e o dinheiro dá para investir mais na plantação e comprar outras coisas”. Também estiveram presentes ao evento, o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Cachoeirinha do Riacho, Cleber Lecco Bertazo, a presidente da Associação Comunitária, Cecília Reis Bufon e diversos produtores rurais da região.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- 25ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema) é encerrada com sucesso
- Prefeitura de Aracruz institui o “Dia da Paz e da Gentileza" nas escolas da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz sedia o 2º Seminário de Práticas ADE Piraquê-Açú 2024
- Empreendedoras se reúnem para compartilhar experiências em evento promovido pela prefeitura
- CSA: Prefeitura entrega a maior obra da saúde de Aracruz
- Aracruz se destaca como uma das 10 cidades que mais reflorestaram no Brasil
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada