Integração do município de Aracruz no sistema de defesa social é tema de seminário

Ontem (13/07) à noite, no Plenário da Câmara de Vereadores, aconteceu a abertura oficial do “Seminário de Defesa Social de Aracruz: Integração do Município ao Sistema de Defesa Social”. Estiveram presentes no evento representantes dos Poderes Legislativo e Executivo, sociedade civil organizada, Conselho Interativo de Segurança de Aracruz (CISA), Polícias Civil e Militar, comunidades indígenas, dentre outros. Aproximadamente 150 pessoas foram a Casa de Leis para assistir a palestra “Policiamento Eletrônico: Sistema de Videomonitoramento”, com o secretário de Defesa Social da Prefeitura de Vila Velha, Ledir Porto.
O prefeito de Aracruz, Ademar Devens, afirmou que a administração pública, preocupada em oferecer segurança aos seus cidadãos tem trabalhado de forma intensificada, junto aos órgãos competentes, a fim de minimizar os problemas nesta área. “Apesar da Segurança Pública ser uma responsabilidade do Governo do Estado, a solução para essa complexa e desafiadora questão exige o efetivo envolvimento de diferentes órgãos em todos os níveis, entidades privadas e sociedade civil. Entretanto, ainda predomina na população a compreensão da segurança como função exclusiva da polícia, bem como a redução da violência e da criminalidade se obtém através do aumento do contingente policial. Ocorre que o fenômeno da criminalidade, por ser demasiadamente complexo, envolve questionamentos que superam as meras exigências provenientes da crescente demanda por serviços de proteção. Cumprindo o seu papel, a prefeitura, mantém funcionários em diversos órgãos do município e contribui no que for necessário para que a segurança do cidadão seja realizada”.
Durante o evento, foi realizada a posse dos membros do Gabinete de Gestão Integrado de Segurança de Aracruz, o GGI, que foi criado pela Lei n.º 3.431, de 17 de maio de 2011. Além disso, foram entregues ao presidente da Câmara Municipal, Ronaldo Modenesi Cuzzuol e ao prefeito de Aracruz, Ademar Devens o relatório dos projetos do Sistema de Videomonitoramento e Proteção Escolar feito pela Comissão Especial de Segurança. A Comissão, que foi criada pela Câmara Municipal, fez o estudo e a análise sobre a grave situação de insegurança que tem assustado os aracruzenses e é formada pelos vereadores Agnaldo Conceição de Jesus, Carlos Alberto Loureiro Vieira e Samuel Nascimento Barboza.
Palestrante dessa quarta-feira, o secretário de Defesa Social de Vila Velha, Ledir Porto explicou: “o Sistema de Videomonitoramento em vias públicas inaugura uma nova modalidade de fiscalização e controle social no município potencializando tecnologia e recursos humanos. O conceito de fiscalização não centra somente na ação da polícia e sim nas diversas iniciativas que contribuem com a gestão e ordenamento do espaço urbano. A central de videomonitoramento é regida por um regulamento interno que diz respeito ao uso das câmaras e das imagens registradas. As câmaras em vias públicas, representam e tornam-se o olho do Estado, na gestão dos espaços urbanos ao disponibilizar serviços públicos diferenciados de fiscalização, potencializando o atendimento ao cidadão, contribuindo para a preservação e o aumento da sensação de segurança, além de reduzir o número de crimes em áreas de maior incidência de ocorrências de delitos”.
O “Seminário de Defesa Social de Aracruz: Integração do Município ao Sistema de Defesa Social” termina hoje (14), no Plenário da Câmara de Vereadores e vai incitar o debate sobre a “Importância da Municipalização do Trânsito”, a partir das 18h10. O tema vai ser ministrado pelo engenheiro pós-graduado em Trânsito, consultor de projetos e instrutor de Trânsito do Instituto Brasileiro de Estudos do Trânsito (IBETRAN), Dr. Paulo Lindoso. Em seguida, será debatido o tema “O Emprego do Grupo de Vigilantes na Proteção das Escolas”, pelo secretário de Defesa Social de São Mateus, Nilis Castberg. Logo após, os participantes vão conversar sobre “A Guarda Civil – Criação e Emprego”, abordado pelo ex-comandante geral da PMES, Cel. PM RR Antônio Carlos Coutinho. E por fim, será apresentado os “Relatórios do Videomonitoramento e Proteção Escolar de Aracruz”, pelos vereadores do município, Samuel Nascimento Barboza, Agnaldo Conceição de Jesus e Carlos Alberto Loureiro Vieira.
O seminário é uma realização da Secretaria de Gabinete, da Prefeitura de Aracruz e da Câmara Municipal, com o apoio do CISA. O encontro tem como objetivo discutir a temática da Segurança Pública de Aracruz com os diversos segmentos organizados da sociedade.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana