Desenvolvimento Infantil é tema de encontro de monitores e APEI's em Aracruz

Hoje (15/07) pela manhã, no Plenário da Câmara de Vereadores, no Centro, a Secretaria de Educação de Aracruz (Semed), por meio do Setor de Educação Básica promoveu o encontro de Formação de Monitores e Auxiliares de Professor de Educação Infantil (APEI's). O objetivo da formação é discutir as temáticas relacionadas às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, com previsão de implantação em 2012, das Diretrizes Curriculares Municipais na rede de ensino de Aracruz. Aproximadamente 270 monitores e APEI's participaram atentamente da palestra motivacional “Doutor, que missão difícil! Será que darei conta?” que abordou o desenvolvimento infantil e foi ministrada pelo psicanalista clínico, com MBA em gestão de pessoas, Cláudio Chandelly.
Para a pedagoga da Educação Infantil da Semed, Maria Aparecida Favalessa Vieira, com as formações os profissionais da Educação passam a ter melhores condições para compreender e colocar em prática o que está indicando as novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, expressa na resolução CNE/CEB n.º 05 de 2009. “Considerando que as crianças são o centro do planejamento curricular, esses movimentos de formação continuada permitem que os profissionais que se relacionam com elas desenvolvam um olhar e uma escuta atenta sobre suas falas e atitudes. Desta forma, as crianças que frequentam as instituições de Educação Infantil de Aracruz, terão cada vez mais oportunidades de vivenciar experiências de aprendizagem que promovam seu desenvolvimento integral”.
A secretária de Educação, Ilza Rodrigues, disse que “é com muito prazer que hoje paramos as nossas atividades cotidianas para refletirmos sobre a Educação Infantil em Aracruz. Precisamos analisar a forma de melhor conduzir a educação de nossas crianças na escola. Por isso, o nosso foco com as formações é o Currículo Escolar. Temos muito o que conhecer porque vocês, além de cuidarem das crianças, ainda educam. Não podemos esquecer de que não existe idade para aprender, mas sim, a vontade de aprender. Então, lembre-se de que se você não tiver amor para cuidar da criança deve procurar outra atividade profissional, porque acima de tudo precisamos ensiná-las o significado do amor”.
Segundo a monitora do CMEI “Cinderela”, Lucimara Aparecida Caetano dos Santos Pereira, a formação representa a valorização do profissional da Educação e auxilia no dia a dia na escola. “A formação nos possibilita a troca de ideias e experiências para aprimorarmos a maneira de lidar com as crianças em suas diferentes fases. Além disso, nos motiva a darmos o melhor de nós, enquanto profissionais”.
Na próxima terça-feira, 19 de julho, das 8h às 12h e das 13 às 17h, também no Plenário da Câmara Municipal de Aracruz, professores, monitores e APEI's vão debater sobre “A Inclusão da Criança com Deficiência: Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação na Educação Infantil”. O tema vai ser ministrado pela coordenadora da Educação Especial da Semed, Adriana Azeredo.
Já na sexta-feira (22) participam da formação professores, diretores, pedagogos e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil. Os profissionais da educação vão participar na Câmara de Vereadores, das 8h às 12h e das 13h às 17h, da palestra “Avaliação e Transições na Educação Infantil”, ministrada pela professora Dr.ª Hilda Micarello. Já no dia 1º de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Teatro Municipal “Prof. Dr. José Maria Coutinho” aproximadamente 560 profissionais da Educação entre professores, diretores, pedagogos, coordenadores pedagógicos, monitores e APEI's conversarão sobre as “Relações entre Adultos e Crianças na Educação Infantil”, abordado pela professora Dr.ª Iza Rodrigues da Luz.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Momento cinema: Idosos do Centro de Convivência tem uma tarde especial
- Evento "Café com Lis" foi marcado por representatividade
- Aracruz está entre 50 cidades do país a participar do Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes
- Projeto Rumo ao Sucesso: Estudantes da rede municipal de ensino são aprovados em cursos técnicos do Ifes
- Barragem do Piraquê-Açu: segurança hídrica, desenvolvimento agrícola e sustentabilidade para Aracruz
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento
- Abril Laranja: 1ª Cãomiada será no dia 13 de abril
- Gripe: Saúde antecipa Campanha de Vacinação para terça-feira (1)
- Conecta Saúde: Prefeitura lança plataforma que inova e facilita marcação de Consultas
- 177 anos: Aracruz Botecos será realizado do dia 2 a 5 de abril