Prefeitura, Polo UAB Aracruz e Ifes realizam aula inaugural para cursos à distância

Publicado em: 08 de agosto de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura, Polo UAB Aracruz e Ifes realizam aula inaugural para cursos à distância

A noite da última sexta-feira (05), foi marcada por pensamentos de um futuro melhor para os 50 alunos do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação e para os 35 alunos do curso de Licenciatura em Informática que lotaram o auditório da EMEF “Placidino Passos”. Os cursos são oferecidos na modalidade à distância pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em parceria com o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz.

Estiveram presentes na aula inaugural mais de 200 pessoas entre representantes do Ifes, educadores, equipes da Semed e Polo UAB Aracruz, autoridades municipais e alunos do Ensino Médio das escolas estaduais “Monsenhor Guilherme Schmitz” e “Misael Pinto Netto”. De acordo com a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, o Polo UAB tem total apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. “Temos muita satisfação em estar aqui hoje e compartilhar com todos vocês os avanços que nosso município já conquistou e vem conquistando nos últimos oito anos. Crescemos consideravelmente, principalmente, no quesito Educação e a prefeitura tem feito o seu papel para preparar os munícipes para assumirem as oportunidades de emprego que vão surgir com a vinda de grandes empreendimentos”.

Segundo a coordenadora do Polo UAB Aracruz, Maria Goretti Moro Gomes, o sistema UAB é um programa criado pelo Governo Federal em 2005, que oportuniza a comunidade fazer uma graduação ou pós-graduação em Instituições de Ensino de renome no país, de forma gratuita e com qualidade. “O programa forma um sistema integrado de instituições públicas, utilizando-se do ensino à distância, levando o ensino superior público até municípios brasileiros que não contam com oferta ou cujos cursos ofertados são insuficientes para atender a população. Isso representa a democratização do ensino superior”. Ainda segundo Gomes, para fazer um curso à distância o aluno tem que se dedicar pelo menos 20 horas por semana, para ir ao Polo UAB e fazer todas as suas atividades presenciais.

De acordo com o prefeito de Aracruz, Ademar Devens, os investimentos que têm sido feitos no município é algo fantástico, e para garantir que os empregos fiquem para os munícipes, a prefeitura está capacitando a comunidade. “Esta qualificação só está sendo possível com o trabalho realizado pela administração que trouxe para Aracruz centros de ensino público como o Ifes – não apenas com cursos técnicos, mas também com nível superior – universidade pública à distância (UAB) e o Sistema Findes – com Senai, Sesi e IEL, sem esquecer a parceria com a oceanografia da Ufes que fica em Santa Cruz. Graças à forte política de atrações de investimentos da administração, conquistamos à vinda de grandes investimentos, como Estaleiro Jurong Aracruz, o Terminal da Transpetro, Cartas Fabril e Nutripetro, que somam mais de 2 bilhões de reais em investimentos”.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: