Apicultores discutem sobre gestão da produção e comercialização dos produtos apícolas
Hoje (18/08) durante todo o dia, no Plenário da Câmara de Vereadores, a Secretaria de Agricultura (Semag), da Prefeitura de Aracruz, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveu o Seminário Regional de Apicultura. Aproximadamente 70 pessoas, entre produtores rurais e apicultores de Aracruz e região, alunos do curso Técnico em Agronegócio da escola Monsenhor Guilherme Schmitz, representantes do Sebrae, Semag, Apiara e das aldeias indígenas de Areal e Pau Brasil, discutiram sobre gestão da produção e comercialização dos produtos apícolas.
Estiveram presentes na abertura oficial do seminário o vice-prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, o secretário de Agricultura de Aracruz, Edmilson Martins Schwenck, a coordenadora Estadual do Programa de Apicultura do Sebrae, Karina Moreira Nolasco, o presidente da Federação Capixaba das Associações de Apicultores (Fecapis), Lomir José da Silva e o presidente da Associação de Apicultores de Aracruz (Apiara), Cleber Lecco Bertazo.
Na abertura do encontro, o secretário da Semag, Edmilson Martins Schwenck, disse que esse evento vem abrilhantar o serviço que a Semag vem realizando. “Ficamos grato pelos resultados que estamos alcançando com o projeto de apicultura. Esse projeto tem uma marca que é a união dos apicultores. Ficamos satisfeitos quando o mel produzido em nosso município foi exportado”.
De acordo com a coordenadora Estadual do Programa de Apicultura do Sebrae, Karina Moreira Nolasco, o segredo do sucesso da apicultura em Aracruz é a união e a crença dos produtores e apicultores no projeto de apicultura. “Esse é o diferencial de vocês, a união, além de terem a cultura da cooperação que precisa estar na veia de cada um. Todo mundo em prol do desenvolvimento, fazendo com que a atividade de apicultura se torne algo rentável para todos. Por isso, precisamos estabelecer, cada vez mais, metas avançadas. Temos ainda muito o que fazer”, concluiu.
Segundo o vice-prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, o papel principal da administração pública é a criação de oportunidades. “Os gestores públicos devem ter a preocupação de gerar oportunidades para proporcionar aos cidadãos melhores condições de vida. É sempre uma alegria quando podemos criar essas oportunidades. Nunca esquecendo, contudo, que precisamos olhar o município como um todo. Começamos o trabalho de apicultura com um grupo pequeno, que deu certo. O Sebrae teve uma contribuição decisiva para o nosso sucesso. Parabéns a vocês que acreditaram no projeto e por meio do cooperativismo perceberam que são fortes. Temos que mostrar que o mel é um alimento rico. Afinal, já tivemos duas exportações: uma em 2010 e outra em 2011. Já estamos realizando o processo para a construção da Casa do Mel, que irá proporcionar mais qualidade ao mel que produzimos em Aracruz. Por isso, para nós gestores públicos, o sucesso de vocês, também, é nosso”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento