Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é realizada em Aracruz

“A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente”. Este é o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que será comemorado em Aracruz entre os dias 22 e 26 de agosto. Para marcar o evento, foi organizada uma programação especial com alunos, pais e comunidade. A ação é realizada pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado “Nosso Lar” - APAE, com apoio da Prefeitura de Aracruz.
A programação tem início na segunda-feira (22/08), com a distribuição de panfletos educativos, no Centro da cidade, feita pelos alunos da APAE. Na terça, acontece o ponto culminante da semana com a realização de um desfile, na Avenida Venâncio Flores, que vai contar com a participação de 187 alunos da APAE, além de pais, funcionários, comunidade e aproximadamente 200 alunos da rede municipal de ensino de Aracruz, que vão chamar à atenção da população sobre a acessibilidade e inclusão social das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. As comemorações seguem com apresentações culturais, oficinas de Culinária para os pais, oficinas de Artes para os alunos, encerrando com apresentação teatral, atividades recreativas e pintura.
O prefeito de Aracruz, Ademar Devens destaca que a APAE é uma das instituições que recebe recursos do município para desenvolver trabalhos sociais. “Entidades como a APAE, nos oferece uma lição grandiosa porque trabalha para melhorar a realidade das nossas crianças e adolescentes. As atividades desenvolvidas por todas as instituições do nosso município muito contribuem no trabalho social de Aracruz, melhorando significativamente a qualidade de vida da população”.
A APAE
O Centro de Atendimento Educacional Especializado “Nosso Lar” - APAE é uma instituição sem fins lucrativos, que presta atendimentos às crianças com deficiência intelectual ou múltiplas, algumas síndromes e autistas. Os serviços prestados vão desde a estimulação precoce de bebês, até a preparação para colocação no mercado de trabalho. A atuação da APAE é voltada para garantir às pessoas com deficiência uma qualidade de vida e maior autonomia possível.
Aos alunos são oferecidos diversos serviços como atendimento educacional especializado, fisioterapia, fonoaudiologia, neuropediatria, pediatria, psicologia, serviço social. Além disso, são realizadas diversas atividades como: oficinais de costura, bordado e pintura para as mães e para os alunos, oficinas de artes como pintura em tela e panos de prato, decopagem em caixas de MDF, almofadas, dentre outros. Todos esses produtos são expostos no “Bazar da APAE”, o recurso da venda é direcionado à manutenção do projeto. Também tem a Oficina de Massas para os alunos do Projeto de Profissionalização e Inclusão da APAE. No projeto, eles fabricam massas para pizza, focácia e calzone e vendem para arrecadar recursos para o projeto.
Confira a programação
Segunda-feira (22/08):
7h às 11h e das 13h às 17h – Panfletagem pelo Centro da cidade.
Terça-feira (23/08):
8h – Desfile com o tema: A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente.
Quarta-feira (24/08):
8h e 14h – Apresentações culturais.
Quinta-feira (25/08):
7h às 11h e das 13h às 17h – Oficina de Culinária para os pais e Oficina de Artes para os alunos.
Sexta-feira (26/08):
7h às 11h e 13h às 17h – Encerramento do evento com apresentação teatral, atividades recreativas e pintura.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz