Planos de Educação são discutidos no “VI Encontro Estadual da UNCME/ES” em Aracruz

Publicado em: 23 de agosto de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Planos de Educação são discutidos no “VI Encontro Estadual da UNCME/ES” em Aracruz

Aproximadamente 220 pessoas participaram hoje (23/08) da abertura oficial do “VI Encontro Estadual da UNCME/ES”, em Aracruz. O encontro é realizado pela União dos Conselhos Municipais de Educação do Espírito Santo (UNCME/ES) e pelo Conselho Municipal de Educação de Aracruz (CMEA) e continua amanhã (24) até às 16 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores. Estiveram presentes no evento o vice-prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, a secretária de Educação de Aracruz, Ilza Rodrigues, a presidente do CMEA, Teresa Margarida Pirchiner, autoridades dos municípios vizinhos, além de representantes dos Conselhos de Educação, FUNDEB, CAE e profissionais da Educação de municípios do Espírito Santo.

O tema do encontro é “O papel dos Conselhos na construção dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação”. A cultura indígena em Aracruz foi celebrada esta manhã com a apresentação do “Coral Sol Brilhante”, da Aldeia de Três Palmeiras, do distrito de Santa Cruz. Cerca de 18 adolescentes e crianças celebraram a cultura e a raiz indígena na abertura do evento. De acordo com a presidente do CMEA, Teresa Margarida Pirchiner, “este evento é o resultado de um trabalho coletivo realizado pela diretoria da UNCME/ES e pelos Conselhos Municipais de Educação do Espírito Santo, com o objetivo de fortalecer o sistema educacional e, ao mesmo tempo, o papel dos Conselhos Municipais de Educação na sociedade”.

Segundo a secretária de Educação de Aracruz, Ilza Rodrigues, é preciso que cada profissional da Educação e representante da sociedade faça a sua parte na construção do novo Plano de Educação. “Cada um de nós deve se colocar na posição de contribuinte para a construção do Plano de Educação, pois nem tudo que chega na educação é de fato necessário e importante. É preciso parar e refletir sobre o papel dos Conselhos Municipais de Educação, para sabermos de fato que tipo de cidadão estamos formando em nossas escolas, pois somos os responsáveis pela educação e ensino que proporcionamos ao cidadão de nossa cidade. Temos que saber de fato o nosso papel no país, estado e município”.

Para o vice-prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, os Conselhos Municipais têm contribuído de forma significativa com a administração municipal, ao discutir assuntos que são fundamentais para a vida em sociedade. “Vocês são responsáveis por educar os futuros brasileiros que irão contribuir para o crescimento de nosso país. Espero que a realização de eventos como estes possam construir políticas públicas que beneficiem e melhorem a qualidade de vida do cidadão”.

Palestrante desta terça-feira, o prof. Genuíno Bordignon disse que “O papel dos Conselhos nas articulações necessárias para construção dos Planos de Educação” tema de sua palestra é pomposo. “Antes de mais nada precisamos entender, o que é planejar. Planejar é o contrário de improvisar. Quando tenho objetivos eu não posso improvisar. Quem tem objetivos precisa estabelecer os seus pontos de chegada. A partir desses objetivos estabelecer metas e estratégias para se chegar lá. As metas são etapas e as estratégias são os métodos e processos que irei utilizar em minha caminhada. Um plano, quando é construído, deve ser feito para os próximos dez anos, ter em 1º lugar uma dimensão temporal, em 2º uma legalidade e, em 3º lugar, ser um plano de Estado, se for constituído pela sociedade e seus diversos mecanismos de organização”, explicou Bordignon.

O professor enfatiza ainda que o Plano de Estado é construído pela sociedade em forma de participação, tornando-se um plano de ação do governo que estabelece recursos e meios para a produção de cada etapa desse plano. “Precisamos ter clareza de onde estamos, para onde vamos e onde chegaremos. Temos que fazer um mini censo (diagnóstico da situação) com os dados atuais sobre a Educação do município. O município que se conhece tem mais clareza para sua caminhada, buscando referências nacionais. Temos um arcabouço nacional nas políticas, nas leis e na Constituição Federal, que estabelece os princípios e diretrizes para a Educação nos municípios”, finalizou.

O “VI Encontro Estadual da UNCME/ES” tem o apoio da Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz, Ministério da Educação, SINDIUPES, Secretarias Municipais de Educação, UNDIME e Banco do Brasil.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: