Aracruz realiza 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude
Com o objetivo de consolidar políticas públicas de apoio aos jovens e aproximar o Poder Público dos representantes juvenis, a Secretaria de Gabinete, da Prefeitura de Aracruz e a Comissão Organizadora da 2ª Conferência Municipal da Juventude, irá realizar a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude nos dias 02 de setembro, das 15h às 18h e 03 de setembro, das 8h às 17h, no auditório da Escola Placidino Passos. A conferência consiste num espaço voltado à participação da sociedade civil, especialmente dos jovens, no processo de afirmação, promoção e consolidação das políticas públicas.
O evento é uma oportunidade para os jovens do município discutirem assuntos como educação, família, drogas, sexualidade, meio ambiente, violência, cultura e política, com objetivo de contribuir para construção e fortalecimento da política municipal de juventude. Na etapa municipal da 2ª conferência, serão eleitos os membros da sociedade civil e poder público para conferência Estadual. Os participantes vão elaborar um documento propondo ações e programas que possam ser desenvolvidos pelo governo, apresentado na Conferência Estadual em Vitória, onde 15 delegados eleitos pelos próprios jovens vão representar a cidade.
A conferência pautará seus trabalhos nos seguintes eixos temáticos: Juventude – Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015 e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude. De acordo com o prefeito, Ademar Devens, “a conferência tem o objetivo de promover e garantir a participação da juventude na formulação e no controle das políticas públicas, possibilitando aos jovens a oportunidade de propor ações para o governo”. As inscrições para participação da conferência municipal serão feitas no dia e local do evento.
Conferências Livres:
As conferências livres já tiveram início em Aracruz e são um espaço para os jovens discutirem o que querem para o seu futuro e para cidade. Os encontros que começaram esta semana vão servir para levantar propostas para a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude. No município serão quatro conferências livres: comunidade indígena, pesqueira, assentamento e escoteiros da Sede de Aracruz e do distrito de Coqueiral. Destas conferências serão eleitos três delegados.
Para Devens a conferência livre é “o momento e o espaço do jovem debater e propor à sociedade e aos governos municipal, estadual e federal seus desejos e perspectivas. Essa participação permitirá um amplo debate e irá garantir que os governos definam com muito mais qualidade o investimento na gestão das políticas públicas de juventude”, ressalta.
Conferência Nacional de Juventude
Um marco importante desse processo foi a realização da 1ª Conferência Nacional da Juventude, em 2008, com o lema: “Levante sua Bandeira”, que mobilizou mais de 400 mil pessoas em todo país e aprovou um conjunto de 70 resoluções e 22 prioridades que devem nortear as ações para juventude em nível federal, estadual e municipal. A conferência estimulou a discussão da temática juvenil por parlamentares, prefeitos, secretários e governadores, entre outros agentes públicos.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / agiacomin@pma.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Letreiros para valorizar praias e impulsionar turismo em Aracruz
- 25ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema) é encerrada com sucesso
- Prefeitura de Aracruz institui o “Dia da Paz e da Gentileza" nas escolas da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz sedia o 2º Seminário de Práticas ADE Piraquê-Açú 2024
- Empreendedoras se reúnem para compartilhar experiências em evento promovido pela prefeitura
- CSA: Prefeitura entrega a maior obra da saúde de Aracruz
- Aracruz se destaca como uma das 10 cidades que mais reflorestaram no Brasil
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral