Lar São José chama à atenção da comunidade de Jacupemba sobre coleta seletiva

Publicado em: 20 de setembro de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Lar São José chama à atenção da comunidade de Jacupemba sobre coleta seletiva

As crianças e adolescentes assistidos no Lar São José Raio de Luz vão chamar à atenção dos moradores de Jacupemba sobre os problemas socioambientais e a busca de uma relação equilibrada entre sociedade e natureza, com a “Passeata Ecológica” que acontece amanhã (21/09). A passeata tem como tema “Coleta Seletiva para reciclagem de material seco” e vai sair de frente da Igrejinha Velha, às 8 horas, passando pela Avenida Luiz Rossato até o posto de gasolina. As crianças e adolescentes também vão passar recolhendo os materiais secos como papel e papelão nas residências, para dar ao lixo o destino correto.

A coordenadora do Lar São José Raio de Luz, Irmã Odete Bertollo falou como surgiu a iniciativa de trabalhar com essa temática. “Durante todo o ano de 2011 temos trabalhado com nossas crianças e adolescentes o “Projeto Ecológico. Planeta Terra: Nossa Casa, Nosso Lar”, que destaca a importância de preservar e respeitar o meio ambiente. Além disso, aborda sobre a destinação correta do lixo, que por meio da reciclagem pode se transformar em outros materiais como o caderno, por exemplo. Foi baseado neste projeto que formamos grupos ecológicos dentro da instituição para realizar o plantio de árvores em uma área em frente ao Lar São José com o intuito de formarmos um bosque para prática do lazer das nossas crianças e, em seguida, começamos a trabalhar a coleta seletiva”.

A Passeata Ecológica recebe o apoio da Gerência de Limpeza Urbana, da Secretaria de Infraestrutura e Transportes (Semit) de Aracruz que vai utilizar um caminhão para fazer o recolhimento dos materiais e dar o destino correto ao lixo. O prefeito de Aracruz, Ademar Devens destaca a importância desse trabalho. “O lixo é um dos principais problemas ambientais e a população tem que se conscientizar, dar o destino certo ao lixo, não jogar no solo pois agindo de forma consciente, conseguiremos minimizar os impactos no meio ambiente”.

A coordenadora informou ainda que no Lar já existe um ponto de coleta seletiva disponível para as pessoas levarem seus materiais secos. Logo em seguida, a Prefeitura de Aracruz recolhe o lixo e faz a separação.

Objetivos da Passeata Ecológica

- Sensibilizar e mobilizar as pessoas para juntos encarar os grandes desafios socioambientais que a geração enfrenta;

- Criar oportunidades para que os alunos reflitam sobre a problemática ambiental, os incentivando a participar de ações e intervenções, na busca de uma relação equilibrada entre sociedade e natureza.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: