1ª Conferência de Emprego e Trabalho Decente acontece nos dias 27 e 28 de setembro em Aracruz

Publicado em: 26 de setembro de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
1ª Conferência de Emprego e Trabalho Decente acontece nos dias 27 e 28 de setembro em Aracruz

A Comissão Municipal do Trabalho (CMT), em parceria com a Secretaria de Habitação e Trabalho (Semha), da Prefeitura de Aracruz e o Sistema Nacional de Emprego (Sine) do município promovem a “1ª Conferência Municipal de Emprego e Trabalho Decente”, nos dias 27 e 28 de setembro, no Plenário da Câmara de Vereadores. A abertura da conferência acontece na terça-feira, 27 de setembro, às 18h e continua na quarta, 28, das 18h às 22h. O evento tem o apoio de várias empresas do município. Toda população está convidada para participar.

A conferência tem a finalidade de promover um debate envolvendo a temática de políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social. Será orientada por três eixos fundamentais: Eixo 1 – Gerar mais e melhores empregos com igualdade de oportunidades e de tratamento, Eixo 2 – Erradicar o trabalho escravo e eliminar o trabalho infantil, especialmente em suas piores formas e Eixo 3 – Fortalecer os atores tripartites e o diálogo social como um instrumento de governabilidade democrática.

De acordo com o presidente da CMT, José Geraldo Mantovani, a conferência municipal pretende levar ao debate os temas centrais da Conferência Estadual que será realizada em Vitória, nos dias 24 e 25 de novembro, e, também, da Conferência Nacional, que ocorrerá de 02 a 04 de maio de 2012, em Brasília. “As conferências municipais, regionais e estaduais são espaços onde os trabalhadores e empregadores, por meio de organizações comprometidas com o tema, podem apresentar sugestões e dar as suas opiniões para o enfrentamento dos problemas da realidade local”, explica.

Para o secretário de Habitação e Trabalho de Aracruz, Davi Gomes, é preciso reconhecer que o trabalhador é um cidadão de direitos e que ele mesmo pode e deve lutar por eles. “O trabalhador deve aproveitar todas as oportunidades para aprender e perguntar sobre os seus direitos, discutir as leis trabalhistas, a política de seu município, do Estado e do Brasil. Além disso, é importante participar de grupos ou reunir gestores das políticas do seu município e mobilizar a sociedade para defender suas ideias, influenciar a agenda do governo e indicar as prioridades. Neste sentido, a Conferência Municipal, é uma excelente oportunidade para essa aproximação entre o Poder Público, Empregadores e Trabalhadores”.

Durante a conferência serão feitas apresentações de vídeo institucional e do grupo de teatro “Cia do Teatro”, leitura e aprovação do Regimento Interno da conferência, debates, além da plenária para análise, discussão e aprovação das propostas do grupo de trabalho. Na etapa municipal da conferência também serão eleitos 20 delegados para a Conferência Estadual, sendo 30% do Poder Executivo, 30% de Empregadores, 30% de Trabalhadores e 10% de outras organizações da sociedade civil legalmente constituídas, interessadas e comprometidas com o temário.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: