Prefeitura de Aracruz anuncia o tratamento de 100% do esgoto da Sede
Aracruz será a primeira cidade do Norte do estado a ter 100% do esgoto da Sede tratado. A boa notícia é resultado do convênio assinado no mês de setembro entre o Ministério das Cidades e a Prefeitura de Aracruz, através da Caixa Econômica Federal (CEF). Este convênio prevê o investimento de R$ 10,5 milhões financiado pelo Governo Federal. O projeto foi incluído na segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Para realização das obras, a Prefeitura de Aracruz entrará com uma contrapartida de aproximadamente R$ 4,7 milhões. A licitação para início das obras deve acontecer assim que o Ministério autorizar a liberação da verba.
O projeto contempla a construção de toda a estrutura necessária para realizar o tratamento e a destinação adequada do esgoto produzido por 100% dos imóveis da Sede do município, incluindo redes coletoras para transportar o esgoto dos bairros até as respectivas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), algumas destas já existentes e outras cinco que serão contempladas. O projeto prevê também a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que irá atender toda Sede, além de outros equipamentos. O sistema foi planejado ainda para comportar o crescimento populacional previsto para a região, até 2029. A execução dos trabalhos ficará a cargo da prefeitura e a previsão é de que tudo seja concluído em 24 meses, a partir da assinatura da ordem de serviço.
Hoje, a Sede tem cerca de 10 mil residências e 50 mil habitantes. Em 2029, caso o padrão de crescimento previsto se mantenha, o número de moradores deve chegar a 70 mil. Quando o novo sistema de esgotamento sanitário estiver em pleno funcionamento, a cobertura em todo o município, incluindo os outros distritos, vai chegar a quase 90% de esgoto coletado e a cerca de 60% de esgoto tratado. O índice é bastante superior à média nacional que chega a 50% em coleta e a apenas 10% em tratamento. Entre os benefícios do tratamento de esgoto está a despoluição dos córregos, a erradicação de doenças relacionadas à água contaminada e a interrupção do lançamento de esgoto nos valões dos bairros Segatto e de Fátima.
Para o prefeito de Aracruz, Ademar Devens, estas obras vão alavancar a qualidade de vida de Aracruz em duas áreas essenciais: saúde e meio ambiente. Com o tratamento adequado, o esgoto será lançado na natureza sem oferecer qualquer risco de contaminação e, consequentemente, será possível evitar uma série de doenças decorrentes da ausência de saneamento básico. “Conseguir tratar 100% do esgoto é um grande marco para qualquer cidade e conquistamos isso após muito esforço e dedicação. O tratamento de todos os dejetos produzidos no município é um grande legado para o futuro sustentável das próximas gerações. Para cada R$ 1 investido em saneamento, economizam-se mais de R$ 4 em saúde. Essa é a proporção, portanto, investir em saneamento é investir na melhoria da qualidade de vida da população”.
Mesmo sem entender todas as melhorias que o município vai receber com a implantação de um sistema que vai garantir 100% de esgoto tratado, a aposentada Erlinda Marins da Silva (70) está muito feliz com a notícia. Moradora do bairro de Fátima, Erlinda afirma que a falta de tratamento de esgoto tem incomodado os moradores. “Moro há anos neste bairro e vivo essa realidade que agora vai mudar. Acredito que com o tratamento de esgoto as coisas vão melhorar para gente aqui”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / agiacomin@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028