Prefeitura de Aracruz e Governo do Estado realizam projeto de inclusão social para crianças e adolescentes

Publicado em: 04 de novembro de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura de Aracruz e Governo do Estado realizam projeto de inclusão social para crianças e adolescentes

Criar mecanismos para afastar crianças e adolescentes do risco social e do envolvimento com a criminalidade, consumo de drogas, álcool ou prostituição infantil é o objetivo da Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz, com o projeto “Campeões de Futuro”. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), do Governo do Estado do Espírito Santo que oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos.

 

No município, existem dois núcleos do projeto: um de ginástica rítmica e outro de futebol de campo. A ginástica rítmica acontece desde 2008, no Ginásio da Associação Recreativa e Cultural de Aracruz (Arca), duas vezes por semana com duração de 1h30 e atende 100 meninas de 7 a 16 anos, das escolas da rede municipal e estadual. Já o futebol de campo, existe desde 2010 nas aldeias indígenas de Pau Brasil e Caieiras Velhas, duas vezes por semana com duração de 1h30, beneficiando 100 meninos de 7 a 17 anos. O núcleo de futebol de campo tem a parceria da Fundação Nacional do Índio (Funai) que acompanha o desenvolvimento do projeto e oferece o espaço físico para a realização da modalidade.

 

A Prefeitura de Aracruz oferece o espaço físico para as aulas de ginástica rítmica e o profissional graduado em Educação Física para os dois núcleos do projeto, enquanto a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer disponibiliza materiais, dois estagiários para cada núcleo e qualificação profissional, para que as pessoas envolvidas no projeto tenham conhecimento da importância do trabalho e a forma de executá-lo. Visando promover a inclusão social das jovens aracruzenses que participam do núcleo de ginástica rítmica, a Semed oferece vale transporte para as alunas que residem a mais de 3Km do Ginásio da Arca.

 

Para a estudante do 1º ano do Ensino Médio, da escola Misael Pinto Netto, Ketelin Reisa (14), que há quatro anos faz ginástica rítmica, o esporte exige responsabilidade, disciplina e comprometimento. “Durante as aulas temos que dar o máximo, por isso, tento sempre me superar para realizar cada vez mais movimentos precisos. É uma satisfação muito grande para mim ver que o público que nos assiste fica encantado com cada movimento que realizamos”.

 

De acordo com a secretária de Educação de Aracruz, Ilza Rodrigues, “Campeões de Futuro” é um projeto de inclusão social que valoriza a prática esportiva e contribui para a formação do aluno como cidadão. “O programa é uma ideia fantástica pela simplicidade e profundidade, além de utilizar o esporte como fator de proteção social e formação educacional”.

 

O prefeito, Dr. Ademar Devens destaca que o município e o estado desenvolvem as políticas públicas do esporte conectadas às ações nas áreas educacional e social. “O projeto Campeões de Futuro é visto com bons olhos, pois é uma forma eficaz de competição contra a violência entre nossos jovens. O esporte ensina muito, principalmente os esportes coletivos. Além disso, o projeto trás resultados importantíssimos para a formação do cidadão”, explicou.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: