Aracruz perto de ter videomonitoramento: sistema tem previsão para funcionar em dezembro

Publicado em: 09 de novembro de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Avenida Venâncio Flores receberá duas câmeras de videomonitoramento
Aracruz perto de ter videomonitoramento: sistema tem previsão para funcionar em dezembro

Mais uma arma contra o crime será implantada em Aracruz até dezembro: o sistema de videomonitoramento. Serão instaladas 12 câmeras, sendo nove na sede e três no interior do município, nos locais de maior aglomeração de pessoas. Aracruz é um dos primeiros municípios do Norte do estado a implantar o videomonitoramento. O processo está em fase de assinatura e emissão da Ordem de Serviço. A pretensão é colocar as câmeras na orla de Aracruz, durante a programação do verão e Carnaval 2012.  

O sistema de videomonitoramento é avançado para detecção de movimentos e captura de imagens gerando arquivos como filmes de qualquer coisa que se movimente na frente das câmeras. Todas as imagens geradas serão enviadas à Central de Monitoramento que será equipada para realizar o controle e acionar as viaturas policiais. Os operadores da Central de Monitoramento serão contratados e treinados pela Prefeitura de Aracruz.

 

O sistema a ser implantado será por transmissão de fibra óptica que permite ao usuário salvar no mínimo 20 posições predefinidas por cada câmera monitorada. Para cada seis câmeras locadas, haverá uma estação para operá-las com uma posição, servidor e monitor 30”. As câmeras serão fixas e móveis, zoom digital, lente de 8mm e irão realizar a transmissão de imagem em tempo real, possibilitando monitorar as áreas na horizontal e vertical com cobertura de 360º graus. As imagens de áudio e vídeo ficarão armazenadas durante 30 dias. O serviço de videomonitoramento está estimado em R$ 840 mil e a Central de Monitoramento será nas dependências do 5ª Batalhão de Polícia Militar de Aracruz. Todo material será por conta da empresa contratada e tem um custo mensal de R$ 70 mil.

 

Segundo o prefeito, Dr. Ademar Devens, o sistema serve para maximizar as ações preventivas, repreensivas e investigativas da polícia. “Esse tipo de monitoramento repreende o bandido e garante que a PM trabalhe de forma mais respeitosa com o cidadão. Além disso, as câmeras trabalham de forma conscientizadora. Através dela, a cidade de uma forma geral, é mais monitorada, possibilitando identificar a limpeza das ruas e se há alguma irregularidade em todo o município. Afinal de contas, segurança pública é responsabilidade de todos: família, comunidade, sociedade civil organizada, polícia militar e civil”.

 

De acordo com o vice-prefeito, Jones Cavaglieri, em 2009 a prefeitura criou uma comissão para realizar estudos e formatar o projeto de instalação do sistema de videomonitoramento, criação da guarda municipal e municipalização do trânsito. “Este ano, com a criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que tem como principal objetivo identificar as demandas de segurança pública no município, discuti-las e apresentá-las aos órgãos de segurança, para ser tomadas as devidas providências, foi possível a implantação do sistema de videomonitoramento. Agora, pretendemos fazer a criação da guarda municipal e a municipalização do trânsito”.

 

Conheça os locais de instalação das câmeras:

 

  1. Av. Florestal no trevo que fica em frente a Prefeitura e o Shopping Oriundi;

  2. Posto Golfinho (Rod. Luiz Theodoro Musso);

  3. Caixa Econômica Federal (Av. Venâncio Flores, no Centro);

  4. Escola Marechal Costa e Silva (Rua Padre Luiz Parenzi, no bairro Vila Rica);

  5. Praça São João Batista (Rua Padre Luiz Parenzi com Rua Alegria, no Centro);

  6. Trevo do bairro Bela Vista (Av. Castelo Branco com a Rua Felisberto Modenesi Devens);

  7. Caixa d'água do Mercado Municipal, no Centro;

  8. Colmatec (Av. Venâncio Flores com a Rua Teodoro Leal, no bairro Vila Nova)

  9. Caixa d'água do Parque de Exposição;

  10. Posto de Gasolina em Jacupemba (cruzamento da Av. Luiz Rossato com a Rua Pedro Favalessa);

  11. Praça Principal de Barra do Riacho (Av. Professor Aparício Alvarenga);

  12. Av. dos Coqueiros em Coqueiral de Aracruz.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: