Dia Nacional de Combate à Dengue será marcado neste sábado (19/11) por ações educativas em Aracruz

Publicado em: 18 de novembro de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Agente de saúde ambiental orientando moradora sobre a prevenção e combate à dengue
Dia Nacional de Combate à Dengue será marcado neste sábado (19/11) por ações educativas em Aracruz

Em Aracruz, os trabalhos dos agentes de saúde ambiental no combate ao mosquito da dengue não param. A Prefeitura de Aracruz está vigilante, intensificando ações preventivas para evitar que o município seja alvo de uma epidemia, já que o risco desse fato acontecer é grande. Agora, neste sábado, dia 19 de novembro, acontece o Dia Nacional de Combate à Dengue, e para marcar a data, a Prefeitura organizou uma programação especial, das 8 às 13 horas, contendo a realização de blitzes educativas e visita de casa em casa nas localidades onde o índice de infestação do mosquito está alto.

 

Nas blitzes serão distribuídos panfletos educativos nas vias de acesso aos balneários de Coqueiral e Barra do Sahy, ao município de Ibiraçu, distrito de Guaraná e no Centro da cidade. Nos bairros Bela Vista, Clemente, Cohab IV, Guaraná e também no Polo Industrial, áreas com maior índice de infestação, os agentes de saúde e o Corpo de Bombeiros vão passar de casa em casa para sensibilizar os moradores quanto à importância de combater a dengue e seguir as orientações para evitar o surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti.

 

De acordo com o prefeito de Aracruz, Dr. Ademar Devens, é preciso que os moradores participem efetivamente das ações de combate à dengue. “Todo mundo sabe que a dengue mata, e é impossível para a prefeitura, sozinha, combater esse problema. Estamos sempre em alerta e com nossos profissionais trabalhando, mas é fundamental que as pessoas se mobilizem e cuidem de sua residência, fazendo a sua parte. O cuidado e eliminação dos materiais que acumulam água é a forma mais eficaz de dar um basta no mosquito. Seja o agente fiscalizador da sua casa”, ressalta o prefeito que também alerta os moradores a procurarem a Unidade de Saúde mais próxima, em caso de suspeita de dengue.

 

No mês de outubro, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fez mais um Levantamento de Índice de Infestação Rápida do Aedes aegypti (LIRAa), e constatou que 69% dos criadouros do mosquito estão nas calhas, ralos, sanitários em desuso, tanques e lajes; 22% no lixo e nos resíduos sólidos, como garrafas plásticas; 6% nos depósitos móveis, como vasos de plantas e bebedouros de animais e 3% nos depósitos de água no nível do solo, como tonéis. Esse ano, já foram notificados 1.215 casos de dengue em Aracruz.

 

Para a semana após o Dia Nacional de Combate à Dengue, a Prefeitura de Aracruz está programando mutirões de limpeza, primeiramente, nas localidades mais infestadas. Outra ação vai acontecer dentro das repartições municipais, na qual, cada secretaria vai conduzir sua atividade de sensibilização, tendo em vista a necessidade de adotar comportamentos preventivos para o controle da dengue no ambiente de trabalho. Além de vistorias em áreas internas e externas para localizar e remover criadouros do mosquito, se for necessário. Os trabalhos são intensificados a partir de novembro por ser um período em que aumenta a temperatura e a ocorrência de chuvas, o que faz elevar o índice de infestação do mosquito.

 

Concurso Calendário Ecológico

As escolas municipais e estaduais também participam de ações de conscientização sobre a dengue. Os alunos participantes do Concurso Calendário Ecológico, desenvolveram seus desenhos, que vão ilustrar o calendário, baseados no tema “Combatendo a Dengue em Aracruz”. O trabalho é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as secretarias de Educação e de Saúde. Os 24 melhores desenhos já foram escolhidos e a premiação será no próximo dia 23, às 19 horas, na Câmara Municipal.

 

Confira as localidades e sua incidência de risco:

Alto risco: Bela Vista, Clemente, Cohab IV, Guaraná e Polo Industrial;

Baixo risco: Jacupemba, Mambrini, Barra do Riacho, Coqueiral, Guanabara, Morobá, Nova Conquista, Fátima, Vila Rica, Limão I e II;

Estado de Alerta: Centro, Boa Vista, Cohab II, Segatto, Jardins, Polivalente, Vila Nova, São Marcos, Guaxindiba, Planalto, Jequitibá, Novo Jequitibá, Itaputera, Nova Esperança e Santa Cruz.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: