Apicultores de Aracruz terão Casa para processamento do mel
Os apicultores de Aracruz estão muito perto de alcançar mais uma importante conquista. Se tudo correr conforme o planejado pelas secretarias municipais de Agricultura e de Obras, ainda no primeiro semestre de 2012, a Casa do Mel já estará funcionando, permitindo que os produtores possam processar o mel de suas propriedades, agregando valor ao produto, que já sairá pronto para comercialização.
A construção do espaço, na Barra do Sahy, segue firme. Além de uma área com 115 m², onde será feita a retirada do mel das caixas e o envaze em embalagens do tipo bisnaga e sachê, a Casa do Mel irá contar ainda com laboratório para análises e escritório. De lá, o mel já sairá rotulado e de acordo com os critérios dos órgãos de fiscalização municipal e estadual.
No total serão investidos cerca de R$ 312 mil, provenientes do Ministério da Agricultura, com contrapartida da Prefeitura de Aracruz. A Casa do Mel será gerida pela Associação de Apicultores de Aracruz – Apiara e, inicialmente, será utilizada apenas para processar o mel que é produzido pelos 35 apicultores associados. A capacidade de processamento é de até 40 toneladas de mel por ano.
“O setor de apicultura de Aracruz tem ganhado muito destaque nos últimos anos e não é à toa. O mel de Aracruz já foi considerado o melhor do Brasil, e a qualidade do nosso produto é tanta que, desde o ano passado, nós estamos exportando para a Europa e neste ano, os produtores começaram a fornecer também para a merenda escolar do município. Claro que esse resultado não vem de graça. É fruto de um trabalho árduo em parceria da Prefeitura e da Apiara, envolvendo capacitação, apoio técnico, participação em eventos e outras ações”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Edmilson Martins.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Cras Itaputera é inaugurado e reforça o cuidado com as famílias da região
- Aracruz lança Corredor de Biodiversidade e reforça compromisso com o meio ambiente
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são contemplados durante visita ao Corredor de Biodiversidade
- Fórum Permanente de Educação Infantil fomenta o avanço das políticas públicas nesta etapa de ensino
- Município lança o projeto Corredor de Biodiversidade nesta quarta-feira (25)
- Dia D da vacinação contra a Influenza acontece neste sábado (28) nas Unidades de Saúde
- Prefeitura anuncia maior Pacote de Investimentos que vai beneficiar a sede, orla e interior do município
- Prefeitura lança cartilha com regras e cuidados para agentes públicos em 2026
- Aracruz conquista pelo segundo ano consecutivo o Selo Ouro do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada
- Contorno da Barra do Sahy: Semam divulga resultado da EIA e RIMA