Escolas de Aracruz apresentam projetos de sustentabilidade ambiental no Seminário Ecoar

Publicado em: 30 de novembro de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Escolas de Aracruz apresentam projetos de sustentabilidade ambiental no Seminário Ecoar

Nesta terça-feira (29), foi realizado o Seminário do Projeto Ecoar – Escola, Comunidade, Ambiente e Responsabilidade, da Ecoárea Jequitibá Rosa, que engloba os municípios de Aracruz, Ibiraçu e João Neiva. Além da apresentação dos projetos realizados nestas cidades em 2011, também teve mostra cultural e uma palestra sobre Resíduos Sólidos Urbanos, com o especialista do Iema, Anderson Soares Ferrari.

Três escolas de Aracruz apresentaram os resultados de projetos de educação ambiental e sustentabilidade ecológica desenvolvidos com os alunos ao longo do ano de 2011: EMEF Maria Inês Della Valentina, com o projeto Coleta Seletiva: preservar para inovar; CMEB Paulo Freire, com o projeto Reciclar para beneficiar; e EMEF Eurípedes Nunes Loureiro com a iniciativa Real Legal.

No CMEB Paulo Freire, no bairro São Marcos, os alunos foram incentivados a recolher garrafas PET, que foram entregues para uma empresa, que em contrapartida doou cerca de 120 livros para a escola. Já na escola Maria Inês Della Valentina, de Jacupemba, foram realizadas palestras sobre os resíduos sólidos e oficinas de sabão e de reaproveitamento de PET para os alunos e também para a comunidade.

E na escola Eurípedes Nunes Loureiro, no bairro Itaputera, o projeto Real Legal inventou uma nova moeda, que os alunos recebiam pelos resíduos sólidos que entregavam na escola e também quando realizam alguma tarefa em sala de aula. No fim de cada bimestre, uma feirinha foi realizada na escola, e os alunos puderam comprar comidas, livros, gibis, e até roupas e bijuterias com os “reais legais” que ganharam.

O projeto Ecoar é desenvolvido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente – Iema, em parceria com as prefeituras, e incentiva a promoção de ações de educação ambiental, a construção participativa de políticas públicas, a criação de Unidades de Conservação, e a participação em Comitês de Bacias Hidrográficas, Conselhos de unidades, redes de Educação Ambiental e demais coletivos ambientais.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: