Secretaria de Saúde torna público o Protocolo de Regulação da Assistência do município de Aracruz

Publicado em: 31 de janeiro de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Secretaria de Saúde torna público o Protocolo de Regulação da Assistência do município de Aracruz

O município de Aracruz tem avançado na regulação do acesso às Ações de Saúde. Em 2007, começaram as primeiras ações e, desde então, foram vários encontros, planejamentos e pactuações que resultaram na elaboração deste Protocolo de Regulação da Atenção Básica. Todo esse processo de trabalho é mediado pela transparência das ações de toda a equipe. 

O Protocolo de Regulação da Atenção Básica é um dos subsídios que visa a consolidação das Redes de Serviços Regionalizados, garantindo de forma mais racional o acesso da população a todos os níveis de atenção.

 

Hoje, colocamos este protocolo para consulta pública, ou seja, para que todos os profissionais da saúde e áreas afins tenham conhecimento do mesmo e possam sugerir alterações. Para tanto, basta preencher o formulário “Sugestão de Alteração dos Protocolos Clínicos” e enviá-lo para o e-mail: semsa@aracruz.es.gov.br.

 

Hoje, o usuário de posse das suas requisições de consultas de especialidades e/ou exames, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa para que estes sejam agendados. A UBS encaminhará o pedido à AMA, solicitando o agendamento. Essa ação foi, sem dúvida, uma grande revolução no acesso das pessoas ao nível secundário do atendimento.

 

Para avançarmos mais um degrau na diretriz do Ministério da Saúde dentro da Regulação do Acesso, os profissionais da SEMSA, conhecendo as necessidades e demandas da população, elaboraram este Protocolo de Regulação para a Atenção Básica.

 

Esperamos que este Protocolo traga facilidade aos profissionais, como orientador dos encaminhamentos para a alta e média complexidade. Com a sua utilização, temos a certeza de que o princípio da equidade estará garantido.

 

Sabemos que o protocolo não é isento de falhas, nem é estático, pois reconhecemos suas limitações que vão sendo aprimoradas pelo próprio processo de discussão, implementação e práticas diárias, cabendo com isso, o compromisso de sempre revisá-lo. Clique aqui para ter acesso a Protocolo de Regulação da Assistência e aqui para baixar o Formulário de Protocolo.

 

Informou Secretaria de Saúde. Prefeitura de Aracruz

Compartilhe em suas redes sociais: