Aracruz é o primeiro município do Espírito Santo a ter uma escola pública em tempo integral

Está confirmado. O município de Aracruz é o primeiro do Espírito Santo a ter uma escola pública em tempo integral. A notícia foi dada aos profissionais da Educação pelo prefeito Dr. Ademar Devens, juntamente com a secretária de Educação, Ilza Rodrigues. A escola será construída no espaço da antiga Associação Banestes de Aracruz (ABA), no bairro Guanabara. O processo de desapropriação da área está em fase de conclusão e serão pagos pela administração R$ 3 milhões. As construções existentes vão passar por reformas, se necessário, e será construído um Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) que vai atender alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Com capacidade para 500 alunos e instalações diversas como salas de aula, sala de vídeo, salas para oficinas pedagógicas, laboratório de informática, biblioteca, higienização, quadra poliesportiva, piscina para natação, campo de futebol, sala de amamentação e maternal. A escola vai ter estrutura de primeiro mundo e receberá alunos com idade entre 0 e 10 anos do bairro Guanabara, Limão I e II, Vila Nova e Guaxindiba. Quem estudar de manhã fará atividades diversificadas no contraturno escolar e vice-versa. A previsão é que a escola já esteja funcionando no início do ano letivo de 2013.
“Com o aumento da criminalidade percebemos a necessidade de manter as crianças mais tempo na escola, para evitarmos que permaneçam em zona de risco social. Uma das principais funções da administração pública é a geração de oportunidades e, uma das formas de proporcionar isso é o oferecer ensino gratuito de qualidade, que possibilitará o crescimento do cidadão”, disse o prefeito Dr. Ademar Devens que também informou que no contraturno escolar serão oferecidas atividades como natação, futebol de campo, vôlei, handebol e basquete, além de teatro e música. Tudo para facilitar o acesso à cultura e ao esporte.
Campo do Mariano
Outra aquisição da Secretaria de Educação de Aracruz é a área onde atualmente funciona o Campo do Mariano, no bairro Jequitibá. O processo de desapropriação da área está em fase de conclusão e serão pagos pela administração R$ 1,2 milhão. O projeto de melhorias no Campo do Mariano será feito ainda em 2012 com previsão de execução em 2013. A Prefeitura prevê, entre as melhorias feitas no local, a colocação de grama sintética para utilização 24 horas, fechamento da área com alambrado, vestiários e banheiros masculinos e femininos, sala para depósito de materiais esportivos dos professores. No local vai funcionar uma escolinha de futebol para os alunos do Ensino Fundamental das escolas “Eurípedes Nunes Loureiro”, “Luíza Silvina Jardim Rebuzzi” e de toda a rede municipal de ensino.
De acordo com a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, o atual Campo do Mariano será um local de treinamento esportivo também no contraturno escolar. “Com a escolinha de futebol, o nosso foco será o desenvolvimento do aluno, na disciplina, na integração do indivíduo tornando-o um cidadão consciente e participativo dentro da sociedade em que vive”.
Reforma e ampliação da EMEF “Zenília Varzem Ribeiro”
Para acompanhar o crescimento econômico e industrial que o município de Aracruz está passando, a Secretaria de Educação está em fase de negociação para a desapropriação de quatro áreas que ficam no entorno da escola “Zenília Varzem Ribeiro”. Se tudo der certo, a reforma e ampliação prevê a construção de mais salas de aula, biblioteca, refeitório, laboratório de informática, dentre outros. Hoje, a escola atende 800 alunos do Ensino Fundamental. Com a ampliação, esse número vai passar a beneficiar 1.000 alunos dos bairros São Pedro e circunvizinhos do distrito de Barra do Riacho. O projeto de reforma e ampliação da escola “Zenília Varzem Ribeiro” está em planilhamento na Secretaria de Obras e o início da obra está previsto para este ano.
“Temos que trabalhar a favor da criança e do adolescente, por isso, precisamos acompanhar o crescimento econômico e industrial que Aracruz, principalmente, Barra do Riacho está vivendo com a chegada de grandes empreendimentos. Somos responsáveis por preparar o cidadão do futuro e isso só é possível quando aumentamos o número de vagas oferecidas e quando proporcionamos um ensino de qualidade, com profissionais capacitados e comprometidos com o trabalho que realizam. Isso significa acompanhar o desenvolvimento de nossa cidade. Somente assim, vamos melhorar a qualidade do ensino em nosso município”, frisou a secretária de Educação, Ilza Rodrigues.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado
- Setor de Educação Especial Inclusiva realiza formação na área da Deficiência Visual e Auditiva
- Futsal feminino do CMEBTI Esther Nascimento dos Santos é campeão do JEES e representará Aracruz no Estadual
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação