Profissionais da Educação participam da primeira Formação Continuada do ano

Visando a melhoria da aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação, por meio do Setor de Educação Básica, promoveu nesta quinta-feira (02/02), no auditório da EMEF “Placidino Passos”, mais um encontro de Formação Continuada. O encontro teve como tema “Avaliação e as práticas pedagógicas na Educação Infantil e no Ciclo da Infância”, ministrado pela formadora de pedagogos da Educação Infantil e pedagoga do CMEI “Epifânio Pontin”, Prof.ª Ms. Eliane Cristina Freitas Souza.
O encontro foi uma continuidade dos trabalhos iniciados em 2011 pelo Comitê de Alfabetização e pelo encontro de Alfabetizadores que perceberam a necessidade de investir no processo de alfabetização da criança, considerando suas necessidades e interesses. Segundo os organizadores, o momento foi planejado para refletir sobre o processo de transição da Educação Infantil e Ensino Fundamental, os modos de acolher e trabalhar com crianças de cinco e seis anos. “Pensamos que esse momento irá contribuir para esclarecer sobre o trabalho na Educação Básica com crianças de cinco e seis anos, além de ser orientador das práticas que se darão na escola este ano, visando a melhoria da aprendizagem”.
Palestrante desta quinta-feira, Prof.ª Ms. Eliane Cristina Freitas Souza, explicou: “Em 2004 foi feito o Plano Municipal de Educação, contemplando a implantação do Ensino Fundamental de nove anos e a inclusão das crianças de seis anos nessa etapa do ensino. Desse modo, precisamos conhecer melhor essas crianças, isso significa, conhecê-las como cidadãs de direito. Percebemos, por meio de relatos feitos pelos próprios professores da rede que as aprendizagens, os interesses das crianças e a rotina elaborada pelos professores tem como eixo o brincar, as múltiplas linguagens, a oralidade e a prática da leitura e escrita. Essas são peças fundamentais no processo de ensino-aprendizagem das crianças de seis anos, por isso, não é antecipando conteúdos do Ensino Fundamental na Educação Infantil que iremos garantir o sucesso da criança ao logo de seu processo de escolarização”.
Participaram da formação aproximadamente 150 profissionais da Educação entre Professores do Grupo V da Educação Infantil, Professores Referência do 1º ano do Ensino Fundamental e Professores Articuladores do Ciclo da Infância.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Iª Oficina de Diagnóstico do Projeto Orla Aracruz acontece no Sesc de Praia Formosa
- Evento discute logística, investimentos e reforma tributária em Aracruz
- Itália Unita chega à 13ª edição fortalecendo a cultura e as tradições italianas em Guaraná
- Gestores escolares lançam aplicativos inovadores para estimular a fluência leitora
- Expo Aracruz: Prefeitura divulga o Resultado Provisório para atividade de comércio, produtos e serviços
- Novos abrigos de ônibus começam a ser instalados em Aracruz
- Aracruz é modelo de gestão para município da região norte
- Prefeitura promove Semana Municipal de Agricultura e Sustentabilidade em celebração ao Dia do Agricultor
- Veículos por aplicativo e táxis irão passar por vistoria e serão identificados para atuar na 26ª Expo Aracruz
- Aracruz celebra o Dia do Evangélico com show de Eli Soares no sábado (19)