Saldo positivo no Encontro de Negócios entre fornecedores locais e Companhia Termoelétrica do Espírito Santo

Publicado em: 13 de março de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Saldo positivo no Encontro de Negócios entre fornecedores locais e Companhia Termoelétrica do Espírito Santo

'Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe'. Com estas palavras o representante do PDF (Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Estado do Espírito Santo), Durval Vieira Freitas, explicou a intenção de mais um Encontro de Negócios que aconteceu ontem (12), na Escola Placidino Passos. O evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), da Prefeitura de Aracruz, juntamente com o PDF-ES. Freitas destacou que estas reuniões visam contribuir com a geração de emprego e renda no estado, desenvolver os fornecedores locais e fortalecer o ambiente de negócios.

O secretário da Semde, Divaldo Crevelin, destacou que essas reuniões são muito positivas. “Precisamos transformar estes empreendimentos que estão se instalando em nosso município em desenvolvimento sustentável. Cada um aqui deve dar sua parcela de contribuição, estando inserido neste novo contexto e realizando bons negócios”. Crevelin explicou que as empresas devem estar preparadas para atender os empreendimentos e a comunidade também deve se capacitar para ocupar as vagas.

Para o vice-prefeito, Jones Cavaglieri, os encontros de negócios promovidos pela administração tiveram um saldo bastante positivo, mas ressaltou que é importante a contribuição de todos. “Com o apoio de cada um, vamos avançar cada vez mais. Estamos buscando a excelência em atender 100% as necessidades destes empreendimentos que estão chegando ao município”. Cavaglieri ainda destacou as perspectivas de Aracruz. “Desde 2006, o município se tornou um grande canteiro de obras. São novas escolas, novas unidades de saúde, urbanização dos bairros, geração de emprego e renda e muitas outras conquistas que se refletem na qualidade de vida da população aracruzense”.

Cavaglieri falou sobre a pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) que apontou Aracruz como a terceira melhor cidade do Espírito Santo e a 63ª do Brasil para se viver. “O índice avalia três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde e Aracruz alcançou nota superior a 0,85, sendo 1,0 a nota máxima. “O bom resultado no quesito Emprego & Renda deve-se à política forte da administração em duas frentes: atração das empresas, por meio do incentivo fiscal e da concessão de áreas para a instalação das plantas industriais no município; e qualificação da mão de obra, favorecida pela chegada do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e do Centro Integrado Sesi/Senai/IEL”.

O representante do PDF apresentou a metodologia do programa que é baseada na capacitação, promoção e assessoria de negócios e falou que as empresas têm que ter competência para não permitir que se importe de outros estados ou países o que pode ser feito pelas empresas e profissionais locais. O representante da empresa, Luiz Felipe Franklin Costa falou sobre a implantação e operação da usina e a geração de emprego no município. “ A Termoelétrica já está em fase de licenciamento ambiental e será implantada em uma área de 100 mil m², cedida pela prefeitura, no Centro Empresarial de Vila do Riacho”.

O projeto irá passar pelas seguintes fases: Projeto de Engenharia, Construção, Comissionamento, Treinamento, Pré-Operação, Operação Assistida, Operação e Manutenção. O investimento da usina é de aproximadamente R$ 300 milhões e vai gerar 600 empregos diretos e 1.500 indiretos durante a implantação e na operação, de no mínimo 15 anos, serão gerados 120 empregos diretos e 350 indiretos. As principais demandas da usina serão: construção civil, montagem elétrica, montagem mecânica, instrumentação, automação e serviços complementares.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / agiacomin@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: