Projeto Comunidade de Leitores incentiva população ao hábito da leitura

Transformar a escola num espaço prazeroso, no qual a leitura faça parte da rotina das pessoas, é a proposta do Projeto Institucional “Comunidade de Leitores” que a Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz, lança este ano em todas as escolas municipais. O lançamento do projeto irá acontecer durante um “Café Literário” no dia 29 de março, a partir das 15 horas, com a entrega de um kit de livros para todas as 53 escolas do município.
O projeto “Comunidade de Leitores” abrangerá à comunidade de pais, sociedade e empresas privadas. De acordo com a secretária da Semed, Ilza Rodrigues, a leitura é de fundamental importância na formação do indivíduo que exerce a sua cidadania de forma plena e consciente. “O papel da escola na formação desse indivíduo é imprescindível e, muitas vezes, único. Por isso, professores e gestores precisam assumir o seu papel na formação de leitores, enfatizando práticas pedagógicas que sejam verdadeiros convites à leitura. Para isso, é necessário possibilitar que os educandos convivam com a cultura oral e escrita, com gêneros discursivos diversos, orais e escritos, narrativa de histórias de vida, acalantos, músicas, provérbios, contos, trava-línguas nos mais diferentes suportes. Enfim, que os educandos possam aprender a gostar de ouvir a leitura, que tenham acesso à literatura, que desejam se tornar leitores, confiando nas próprias possibilidades de se desenvolver e aprender”, disse.
Ainda segundo Rodrigues, o desafio da escola é conseguir que a leitura e a escrita deixem de ser somente um objeto de avaliação para se constituírem realmente em objeto de ensino, aproximando os educandos dos comportamentos reais dos leitores e escritores.
Para as coordenadoras do projeto, Marlene Gomes Teixeira e Sulema Freire Sanches, além de estimular a leitura nas escolas, o projeto irá envolver pessoas adultas num resgate de suas memórias e histórias de leitura na infância. “Paralelas ao trabalho educacional, ações como colocação de um livro de leitura pelas empresas que presenteiem seus funcionários com cestas natalinas, abrir reuniões com a leitura de um texto interessante, presentear com livros, quer seja entre familiares e amigos, como empresas no dia do aniversário do funcionário, colaboram na disseminação da leitura. Além disso, muitas outras ações serão desenvolvidas como a Feira do Livro, mas o que a educação municipal quer é que a comunidade aracruzense se torne, de fato, uma comunidade de leitores. Leiam! A leitura colabora na compreensão dos problemas da vida”, afirmaram as coordenadoras.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Momento cinema: Idosos do Centro de Convivência tem uma tarde especial
- Evento "Café com Lis" foi marcado por representatividade
- Aracruz está entre 50 cidades do país a participar do Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes
- Projeto Rumo ao Sucesso: Estudantes da rede municipal de ensino são aprovados em cursos técnicos do Ifes
- Barragem do Piraquê-Açu: segurança hídrica, desenvolvimento agrícola e sustentabilidade para Aracruz
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento
- Abril Laranja: 1ª Cãomiada será no dia 13 de abril
- Gripe: Saúde antecipa Campanha de Vacinação para terça-feira (1)
- Conecta Saúde: Prefeitura lança plataforma que inova e facilita marcação de Consultas
- 177 anos: Aracruz Botecos será realizado do dia 2 a 5 de abril