Aracruz comemora hoje, 3 de abril, 164 anos de Emancipação Política

Publicado em: 03 de abril de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Aracruz comemora hoje, 3 de abril, 164 anos de Emancipação Política

Hoje, 03 de abril, o município de Aracruz comemora 164 anos de Emancipação Política e os aracruzenses tem muito o que comemorar, afinal o município se destaca por suas belezas naturais, geração de emprego e renda, e ainda por ter uma população que tem orgulho do seu trabalho. Localizado no litoral Norte do Espírito Santo, a 83 km da capital Vitória, Aracruz vem evoluindo constantemente na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Uma população de cerca de 84 mil habitantes, vem se beneficiando dos investimentos da Prefeitura de Aracruz em diversas áreas. O resultado é uma cidade mais organizada, humana e inclusiva. A gestão da saúde é focada na Atenção Primária. Na educação são atendidos cerca de 17 mil alunos, em escolas recém construídas, reformadas e equipadas, com profissionais valorizados e capacitados.  

Até a década de 70, a base econômica de Aracruz era essencialmente rural, com destaque para a pecuária, o café e a pesca. A partir da instalação da Aracruz Celulose, hoje Fibria, ocorreu uma grande transformação socioeconômica. Em 30 anos, com o desenvolvimento dos setores de indústria, comércio e serviços, e a instalação de pequenas e médias empresas, a população passou a ser urbana. Atualmente, Aracruz conta com um competitivo e diversificado parque industrial e de serviços, com destaque para os setores metalmecânica, construção civil, agroturismo e hotelaria. Com a diversificação da economia e a industrialização, o ambiente é favorável a bons negócios. Os segmentos âncoras do desenvolvimento são papel e celulose, petroquímico, logística portuária, setor metalmecânico, indústria naval e produção de petróleo e gás nos Campos de Golfinho e Camarupim.

 

Para os próximos três anos, estão previstos R$ 5 bilhões em investimentos, gerando cerca de quinze mil empregos. Aracruz conta com dois centros empresariais, um na sede e outro em Vila do Riacho, estruturados para receber empresas dos diversos segmentos, além da Zona de Processamento de Exportação, ZPE. Por ser um dos municípios mais favorecidos pela posição geográfica, Aracruz leva vantagem pela logística completa, por compreender terminais ferroviários, rodoviários e portuários que favorecem o comércio exterior, além da atual proficiência na extração de gás natural. A grande oferta de gás natural e energia elétrica para o setor industrial dará suporte ao desenvolvimento. A forte parceria com o governo do estado tem permitido a concretização de projetos, além da realização de importantes obras de infraestrutura.

 

Segundo o prefeito de Aracruz, Dr. Ademar Devens, as pessoas são o principal ativo de uma organização, seja privada ou pública. Ciente disso, a Prefeitura de Aracruz investe na capacitação da mão de obra especializada. “De nada adianta atrair grandes empresas se o setor público não estiver atento à qualificação de pessoas, principalmente dos jovens que sonham com o mercado de trabalho. Dentro desse princípio, a Prefeitura oferece uma grande variedade de treinamento de mão de obra pelas diversas secretarias”, disse.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: