Prefeitura de Aracruz tem comunicação direta com o cidadão

Publicado em: 15 de janeiro de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura de Aracruz tem comunicação direta com o cidadão

Há aproximadamente quatro anos de funcionamento a Ouvidoria Pública Municipal vem demonstrando o seu comprometimento com o aracruzense, funcionando como um canal de comunicação direta entre o cidadão e a prefeitura. Seu trabalho consiste em receber e encaminhar sugestões, reclamações e denúncias dos cidadãos. O exemplo mais recente do bom atendimento da Ouvidoria foi o agradecimento de um cidadão feito ao Órgão que encaminhou a ocorrência a Secretaria Municipal de Administração (Semad). No documento o cidadão agradece a colaboração da funcionária pública Adevanéia Félix, Coordenadora da Casa do Cidadão, que prestou socorro a um jovem que se sentiu mal nas dependências da Casa do Cidadão.

O cidadão destaca a importância de se ter um Órgão que aproxime a pessoa da administração pública. Em telefonema a Ouvidoria ele elogiou o desprendimento da funcionária. ”Adevanéia Félix, mesmo tendo seus afazeres teve calma e tranquilidade para acionar a ambulância e acompanhar o rapaz até o Hospital São Camilo passando-lhe serenidade e segurança para que o seu quadro clínico não se agravasse. Dinamismo, atenção, acolhimento e cooperação foram às características da funcionária que com certeza marcaram o jovem naquele momento difícil, por isso, o reconhecimento certamente deve ser um dos fatores necessários a todos os funcionários públicos na busca pela excelência no atendimento do serviço prestado ao cidadão”.

Ouvidoria

Tendo como uma de suas funções auxiliar o cidadão em suas relações com o município, a Ouvidoria funciona como uma crítica interna da administração pública, sob a ótica do cidadão, em defesa dos princípios fundamentais que devem prevalecer na administração pública: a legalidade, a legitimidade, a impessoalidade, a moralidade, a economia e a comunicação. Possibilita a inserção do cidadão nas decisões; aproxima o governante dos cidadãos, ouvindo e considerando as suas aspirações, prioridades e proposições; e proporciona, sobretudo, melhoria constante na oferta e qualidade dos serviços públicos. Atua, também, na defesa dos direitos e interesses individuais e coletivos, contra atos e omissões cometidos pela administração pública.

O cidadão que desejar fazer sugestões, reclamações ou denúncias pode procurar a Ouvidoria na rua Padre Luiz Parenzi, s/n, Centro, anexo ao Banco do Brasil, ligar para o 0800 283 963 ou enviar e-mail para ouvidoria@pma.es.gov.br.

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