Sistema de videomonitoramento começa operar amanhã (18/04) em Aracruz

Publicado em: 17 de abril de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Sistema de videomonitoramento começa operar amanhã (18/04) em Aracruz

Aconteceu hoje (17/04), à tarde, nas dependências do 5º Batalhão de Polícia Militar de Aracruz “Silvestre Ezequiel Celante”, o lançamento do sistema de videomonitoramento (videoproteção), que faz parte do Programa de Defesa Social, da Prefeitura de Aracruz, instituído pelo Decreto n.º 23.334, de 25 de janeiro deste ano. O sistema começa a funcionar amanhã, 18 de abril, a partir das 7h e ficará em processo de ajuste durante uma semana. 

Participaram do lançamento o vice-prefeito, Jones Cavaglieri, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Rodolfo Reis Rosa, o gerente administrativo da Semad, Adilson Dias Pereira, o coordenador do videomonitoramento e da patrulha escolar, Getúlio Simões Rocha, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Samuel Nascimento Barbosa, a presidente da CDL Aracruz, Rita Ruy Foreque, o comandante do 5º BPM de Aracruz, o tenente-coronel PM Hilton Borges, o tenente PM Cleiton e o sargento PM Flôres. Durante o encontro, os presentes puderam ver como funciona o sistema que foi operado por dois agentes de videomonitoramento.

 

Segundo o comandante do 5º BPM, a pretensão da Prefeitura e da Polícia Militar é de potencializar o serviço de guarnição à população. “Com essas câmeras iremos ampliar o poder de atuação da polícia, uma vez que, as viaturas que rondam o município poderão agir com maior precisão e proporcionar maior segurança ao cidadão”. Para a presidente da CDL, o logista do município concretiza, a partir de hoje, um sonho. “Foram quatro anos junto à administração para que pudéssemos ter um pouco de segurança no comércio. O poder público fez o seu dever de casa: está zelando pelo bem-estar do cidadão. Agora é necessário que o logista faça a parte que o compete, isto é, coloque um sistema de segurança dentro de seu comércio”.

 

De acordo com Cavaglieri, o sistema serve para maximizar as ações preventivas, repreensivas e investigativas da polícia. “Esse tipo de monitoramento repreende o bandido e garante que a PM trabalhe de forma mais respeitosa com o cidadão. Além disso, as câmeras trabalham de forma conscientizadora. Através dela, a cidade de uma forma geral, é mais monitorada, possibilitando identificar a limpeza das ruas e se há alguma irregularidade em todo o município. Afinal de contas, segurança pública é responsabilidade de todos: família, comunidade, sociedade civil organizada, polícia militar e civil”.

 

Ainda segundo o vice-prefeito, a ideia da administração é expandir o sistema para outras áreas do município, uma vez que é dever do administrador público participar do sistema de segurança, através de parcerias que resultem em ações que tenham a finalidade de auxiliarem as polícias e a justiça a agirem com mais eficiência na prevenção e na repressão dos delitos e, assim, colaborar com a melhoria da qualidade de vida da população.

 

As câmeras de videomonitoramento estão instaladas nas principais vias públicas da sede e interior de Aracruz. Ao todo, são 12 câmeras, sendo nove na sede e três no interior, nos locais de maior aglomeração de pessoas. Aracruz é um dos primeiros municípios do Norte do estado a implantar o videomonitoramento. Todas as imagens geradas serão enviadas à Central de Monitoramento que está instalada e equipada nas dependências do 5º Batalhão de Polícia Militar de Aracruz e irá realizar o controle e acionar as viaturas policiais.

 

O sistema implantado é por transmissão de fibra óptica que permite ao usuário salvar no mínimo 20 posições predefinidas por cada câmera monitorada. Para cada seis câmeras locadas, há uma estação para operá-las com uma posição, servidor e monitor 30”. As câmeras são fixas e móveis, zoom digital, lente de 8mm e vão realizar a transmissão de imagem em tempo real, possibilitando monitorar as áreas na horizontal e vertical com cobertura de 360º graus. As imagens de áudio e vídeo ficarão armazenadas durante 30 dias.

 

Conheça os locais de instalação das câmeras:

 

  1. Av. Florestal no trevo que fica em frente a Prefeitura e o Shopping Oriundi;

  2. Posto Golfinho (Rod. Luiz Theodoro Musso);

  3. Caixa Econômica Federal (Av. Venâncio Flores, no Centro);

  4. Escola Marechal Costa e Silva (Rua Padre Luiz Parenzi, no bairro Vila Rica);

  5. Praça São João Batista (Rua Professor Lobo com Rua Alegria, no Centro);

  6. Trevo do bairro Bela Vista (Av. Castelo Branco com a Rua Felisberto Modenesi Devens);

  7. Caixa d'água do Mercado Municipal, no Centro;

  8. Colmatec (Av. Venâncio Flores com a Rua Teodoro Leal, no bairro Vila Nova);

  9. Praça da Paz (Av. Índio C. Magalhães – Supermercado Kinkas);

  10. Posto de Gasolina (Posto 3B) em Jacupemba (cruzamento da Av. Luiz Rossato com a Rua Pedro Favalessa);

  11. Praça principal de Barra do Riacho (Av. Professor Aparício Alvarenga);

  12. Av. dos Coqueiros em Coqueiral de Aracruz.

     

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: