Secretaria de Saúde realiza mutirão contra a dengue em Barra do Riacho na próxima semana
O município de Aracruz está vigilante e intensificando ações preventivas de combate à dengue, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza entre os dias 23 e 28 de abril, em Barra do Riacho, um mutirão de mobilização contra o mosquito da dengue. O dia “D” da ação acontece no sábado, 28 de abril, e toda a comunidade está convidada a participar com vistoria do seu quintal, retirada do lixo, entulhos e com destino correto para outros recipientes que possam acumular água.
Nos dias 23, 24 e 25 de abril, das 8 às 16 horas, agentes de saúde ambiental e agentes comunitários de saúde vão distribuir sacolas plásticas e abordar os moradores de casa em casa. O lixo será recolhido diariamente nas portas das residências para intensificar o recolhimento nos dias 26, 27 e 28 de abril, a partir das 8 horas. A equipe da Secretaria de Infraestrutura e Transportes (Semit) fará a retirada de entulhos e a limpeza de terrenos abandonados (que ofereçam risco à proliferação da dengue) com máquinas.
De acordo com o Levantamento de Índice de Infestação Rápida do Aedes aegypti (LIRAa), realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), já foram encontrados vários focos do mosquito transmissor da doença, na comunidade de Barra do Riacho, principalmente, no perímetro domiciliar, com alerta para uma possível epidemia. Em 2011 foram notificados 281 casos de dengue e, este ano, nas últimas semanas, começaram a aparecer alguns casos da doença.
A gerente de vigilância em Saúde, Isis Cruz Meira, frisa que é importante que os moradores coloquem o lixo próximo do horário de recolhimento e evitem que as sacolas sejam rasgadas e se espalhem. “Vale lembrar que a coleta de lixo acontece diariamente, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 14h30 e aos sábados das 9h30 às 11h. O combate à dengue é dever de todos, proteja sua família!”
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz lança 1º Concurso de Qualidade do Café Conilon para valorizar produção sustentável
- 8ª CONVOCAÇÃO - EDITAL SEMDS Nº 001/2026
- Prefeitura de Aracruz e Suzano firmam acordo para regularização fundiária do bairro Portelinha
- Comunicado: EDP realiza substituição de postes e altera trânsito neste domingo (28)
- Líder em Mim: visitas de assessoria pedagógica fortalecem ações de desenvolvimento socioemocional em estudantes da Rede Municipal de Ensino
- Ação Cidadã: iniciativa garante atendimento e acolhimento para pessoas em situação de rua
- Aracruz apresenta versão preliminar do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima
- COMUNICADO IMPORTANTE!
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz