Segurança pública é tema de palestra em Aracruz
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, em parceria com as polícias Civil e Militar promoveu ontem (03/05), no auditório da escola “Placidino Passos”, a palestra “O Papel do Município na Segurança e a Rede de Promoção de Ambientes Seguros – Repas”, ministrada pelo tenente coronel do Estado Maior Geral da PME e coordenador estadual de Polícia Interativa e Proerd, Jailson Miranda. O objetivo do encontro foi conhecer e implantar futuramente o projeto Repas, uma ferramenta para reforçar a segurança pública em Aracruz. Aproximadamente 100 pessoas marcaram presença no evento.
Para o delegado de Polícia Civil de Aracruz, Dr. Leandro Barboza, segurança pública representa também qualidade de vida: “Em 2011, Aracruz, foi considerado o quinto município mais violento do estado. Temos que criar políticas públicas para frearmos essa violência, afinal, segurança é um direito que deve ser exigido pela sociedade. Em Guarapari esse projeto deu certo e precisamos unir forças para alcançarmos também resultados.”
Segundo o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar de Aracruz, tenente coronel Ilton Borges Correia, é preciso perceber a importância da participação dos municípios nas questões de segurança pública: "A ideia é justamente unir forças entre comunidade e autoridades para criarmos ações que tragam benefícios à sociedade. Precisamos sair daqui com alguns encaminhamentos para iniciarmos a implantação desse projeto em Aracruz”.
De acordo com o vice-prefeito, Jones Cavaglieri, a palestra de hoje é mais uma ferramenta que será utilizada contra a violência e a insegurança em Aracruz: “Em 2005, o nosso objetivo era capacitar pessoas, atrair grandes empreendimentos e melhorar a rede de ensino municipal, dando, assim, qualidade de vida ao cidadão. Em 2009, a prefeitura voltou a sua atenção à segurança pública e criou uma comissão para realizar estudos e formatar o projeto de instalação do sistema de videomonitoramento, criação da guarda municipal e municipalização do trânsito. Hoje, já temos concretizado as câmeras de videomonitoramento, instaladas nos locais de maior aglomeração de pessoas, e a Patrulha Escolar, que realiza um trabalho preventivo nas escolas municipais".
Cavaglieri também destacou o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) criado no ano passado. "O Gabinete objetiva identificar as demandas de segurança pública, discuti-las e apresentá-las aos órgãos de segurança, para que as devidas providências sejam tomadas. Foi por meio do GGIM que implantamos o sistema de videomonitoramento e criamos a Patrulha Escolar. Agora, pretendemos fazer a criação da guarda municipal e a municipalização do trânsito. Se fizermos o nosso papel de cidadão teremos uma cidade mais segura”, destacou o vice-prefeito.
O palestrante desta quinta-feira, tenente coronel Miranda, disse que "precisamos discutir as questões de segurança com a sociedade, pois a polícia não pode ser a única voz no coral da segurança, o município também deve ser co-gestor da área. Uma política de prevenção do crime e a produção de segurança está diretamente relacionado a existência de uma relação sólida entre a polícia e a sociedade”.
Ainda segundo Miranda, a Repas tem por objetivo reunir membros do poder público para definir estratégias e ações conjuntas para inibir condições propícias à ocorrências de práticas delituosas, fornecendo respostas imediatas para as demandas que afetam o ordenamento social. “A Repas deve ser levada para dentro da prefeitura e seus representantes devem se reunir quinzenalmente para apresentar os problemas identificados e fazer os encaminhamentos que forem necessários. O resultado principal desse trabalho é a diminuição dos principais crimes no município, com apresentação de resultados concretos num prazo de 15 dias”.
Estiveram presentes no evento representantes do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário de Aracruz, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Lideranças Comunitárias, Indígenas e Religiosas, Conspar, sociedade civil organizada, diretores de escolas públicas e privadas do município.
Conheça a Repas
A Rede de Promoção de Ambientes Seguros (Repas) de Guarapari é desenvolvida por meio de uma parceria que envolve o 10º Batalhão da Polícia Militar, a Polícia Civil, as secretarias municipais, o Conselho Tutelar, o Ministério Público, o Juizado da Infância e da Juventude, a Associação de Moradores do Centro (Amocentro), o Conselho Interativo de Segurança, o Ministério Público, dentre outras instituições.
O grupo tem por finalidade detectar problemas no município, apresentar diagnósticos de prevenção, apresentar soluções às demandas, promover ações em conjunto para a melhoria da segurança, com o intuito de obter resultados imediatos ou de médio e longo prazo. Também visa elaborar conjunto de programas e projetos, se necessário, através da criação de leis que visam resolver os problemas detectados, objetivando a proteção social e o bem-estar comum.
As principais demandas dos integrantes da Repas são moradores de rua, menores infratores, prostituição infantil, tráfico e uso de drogas, homicídios, limpeza e podas de árvores, iluminação pública, trânsito, fiscalização de bares, casas de shows e terrenos abandonados.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
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