Secretaria de Educação se inscreve em Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa

A Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz, fez inscrição na Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” que está em sua 3ª edição. Podem participar professores da rede pública e seus alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, assim como os de Ensino Médio com suas redações. O tema desta edição é “O lugar onde vivo”. O prazo final para inscrição dos professores é 25 de maio. A inscrição é gratuita e realizada pelo site www.escrevendoofuturo.org.br. Os professores têm até o dia 31 de agosto para preparar a sequência didática que os alunos devem seguir na hora de elaborar as redações.
De acordo com a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, o objetivo da Olimpíada de Língua Portuguesa é envolver os professores em um processo de formação para o ensino da língua, despertando nos estudantes o interesse e o prazer pela leitura e escrita. “Ao valorizar a interação das crianças e jovens com seu meio, a Olimpíada faz com que os alunos resgatem histórias, estreitem vínculos com a comunidade e aprofundem o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania”.
Ainda segundo Rodrigues, a Olimpíada vai além de um concurso. Oferece propostas de formação dos educadores, seja por meio da distribuição de materiais com orientações pedagógicas ou pela participação do educador em encontros para reflexão sobre as práticas educativas, com objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse modo, pretende contribuir para uma prática pedagógica de melhor qualidade.
Premiação
A Olimpíada premia as melhores produções de textos feitos por alunos de escolas públicas de todo o país, que irão participar em categorias diferentes, de acordo com o ano em que estão cursando, conforme tabela abaixo:
Categoria |
Anos Escolares |
Poema |
5º e 6º anos do Ensino Fundamental |
Memórias Literárias |
7º e 8º anos do Ensino Fundamental |
Crônica |
9º ano do Ensino Fundamental e 1º do Ensino Médio |
Artigo de Opinião |
2º e 3º anos do Ensino Médio |
A premiação vai desde medalhas, até computadores para aluno, professor e escola participante. O concurso irá passar por diversas fases, nas quais os alunos vencedores terão a oportunidade de concorrer na escola, depois em nível municipal, regional, estadual e, finalmente, nacional. O resultado final será divulgado em dezembro.
Reeditada a cada biênio, desde 2008, a Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Fundação Itaú Social, Centro Profissional de Comércio Exterior (Cenpec), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada