Prefeitura de Aracruz e Instituto Excellence lançam projeto para 400 crianças em risco social
Mais de 50 crianças participaram ontem (20), na Câmara Municipal, do lançamento do projeto Bola na Rede, resultado de uma parceria da Prefeitura de Aracruz com o Instituto Excellence. Estiveram presentes para o lançamento autoridades locais, representantes da Prefeitura, do Instituto e pais dos alunos que vão participar do projeto.
O evento teve início com a apresentação do Instituto Excellence e o trabalho realizado em Aracruz. Foram explanadas as ações e atividades desenvolvidas junto à Secretaria de Saúde (Semsa), os trabalhos de motivação, seminários, oficinas e avaliações para melhoria da qualidade. Depois da apresentação do Instituto foi a vez do público conhecer melhor o “Bola na Rede”. A Assistente Social coordenadora do projeto, Ana Paula Mozer, ressaltou que a idéia foi aprovada pelo Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente e vai contribuir para o desenvolvimento pessoal, físico e social de 400 crianças e adolescentes em risco social através de atividades sócio-educativas e a prática supervisionada de futebol.
Mozer relatou ainda que o projeto é para proporcionar uma opção de lazer e esporte e promover a integração entre os membros da comunidade e o aprendizado em grupo, além de utilizar o futebol como alternativa de ocupação e um momento de descontração. “É importante lembrar que os trabalhos serão desenvolvidos sempre fora do turno das atividades escolares para não interferir no aprendizado”. O Secretário de Cultura, Desporto e Lazer, Professor José Maria Coutinho, revelou estar surpreso e feliz com a iniciativa do Excellence em se unir à Prefeitura para realização deste projeto sócio-educativo. “Acredito que será um projeto de sucesso. Essas comunidades escolhidas necessitam desse tipo de intervenção social. Cada um de nós deve contribuir para que o resultado seja o melhor possível”, disse.
A Ouvidora Municipal, Ilza Fernandes, falou sobre a importância daquele momento. “Como educadora vejo que esta ação trará muitos benefícios para comunidade. Além do jogo de futebol este projeto vai gerar o desenvolvimento humano. No decorrer desses treinamentos os alunos devem dedicar o carinho recebido nos treinos aos seus familiares”. Para o presidente do Instituto Excellence, Marcelo Alves, muitas crianças têm o sonho de ser jogador. “Sonhar é necessário e o projeto dará a vocês a oportunidade de fazer a diferença em casa, no bairro e no município”. Alves também explicou que o projeto é o início de uma nova caminhada. “Confiamos neste projeto, é um sonho que está se tornando realidade. Sabemos que infelizmente a falta de ocupação pode gerar violência, por isso estou torcendo para que as crianças participem e que tudo dê certo”.
O Vice-prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, agradeceu ao Instituto Excellence pela iniciativa. “Esta parceria com o poder público é muito importante porque vai cuidar de nossas crianças e adolescentes. Porque para a nossa administração o mais importante é o ser humano”. Segundo Cavaglieri, estas crianças serão acolhidas dentro de um projeto que além de gerar lazer, irá cuidar da questão social. “É importante trabalhar e recuperar os valores humanos, hoje em dia tão esquecidos”.
O Vice-prefeito destacou ainda que a administração tem avançado na construção de uma cidade melhor. “Queremos avançar ainda mais, por isso temos que abraçar esta causa, porque juntos seremos mais fortes e realizaremos nossos sonhos, vivendo cada dia melhor”.
Após os pronunciamentos foi feita a abertura simbólica do projeto “Bola na Rede”. Cada comunidade foi representada por uma criança vestida com o uniforme do projeto. Bola na Rede vai atender jovens no bairro São Marcos, Santa Luzia, Vila do Riacho e Barra do Riacho.
Cada região vai contar com um instrutor para desenvolver as atividades de futebol de salão, em dois turnos, de segunda a quinta. Na sexta-feira serão trabalhadas as atividades sócio educativas, em temas relacionados à cidadania, como “o lixo e a dengue”, “documentação e vacinação”, “prevenção quanto ao uso de drogas lícitas e ilícitas”, “sexualidade” e “noções de higiene”.
As crianças e adolescentes interessados em participar do projeto “Bola na Rede” devem procurar os instrutores nas Escolas Abílio Correia de Amorim e Luiza Silvina Jardim Rebuzzi e nas quadras comunitárias de Vila e Barra do Riacho.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto
- Formação com equipes psicossociais debate a atuação do assistente social na educação básica