Aracruz será sede do programa Comércio Total

Publicado em: 29 de junho de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Aracruz será sede do programa Comércio Total

De terça (03/07) até sexta-feira (06/07) será divulgado em Aracruz o programa Comércio Total. Trata-se de um projeto que tem como foco contribuir para o desenvolvimento do comércio varejista e de prestação de serviço, por meio de intervenções específicas em capacitação e acesso ao crédito.

 O programa é do Governo do Estado, em parceria com SEBRAE e Nossocrédito, por meio da ADERES – Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – juntamente com a prefeitura de Aracruz e outros parceiros locais, como CDL, Associação Comercial e ADM.

O evento acontece na segunda-feira (09) e vai até sexta-feira (13) no colégio Placidino a partir das 18h30. O público-alvo é formado de empresários de micro e pequenas empresas, tanto formais quanto informais, do comércio e prestação de serviços e empreendedores, ou seja, aqueles que pensam em abrir algum negócio rentável.

 

Saiba mais sobre o programa

 

As etapas do projeto serão divididas em semanas de palestas, consultorias, plano de negócios e visitas “porta a porta”. Durante as palestras, todas com foco exclusivo no comércio/serviços, são oferecidos oito temas diferentes, possibilitando ao empresário se programar e participar de todos os temas sem ficar ausente da empresa, pois as ações ocorrerão após o horário de expediente.

 

Em consultorias e planos de negócio, que ocorrem após a semana de palestras, o empresário poderá avaliar suas principais deficiências a partir dos assuntos tratados e ainda pode solicitar dois temas de consultoria. O empresário receberá um consultor dentro de sua empresa, para um trabalho de até dez horas, por tema solicitado, sem arcar com nenhum custo. As empresas formais terão dez horas cada com até dois temas, já as empresas informais terão quatro horas cada com até dois temas. Para o empresário que deseja expandir sua empresa ou montar um novo negócio, será oferecido o Plano de Negócio – estudo que possibilita o empresário obter mais informações sobre o investimento que pretende fazer, auxiliando-o a planejar a decisão que vier a tomar.

 

Com relação à visita “porta a porta”, segundo o SEBRAE, é como se fosse uma “arrastão” naquele mesmo local, onde inicialmente as empresas foram visitadas/sensibilizadas para a participação da semana de palestras. Como nem todas as empresas do território participam da primeira ação (semana de palestras) o SEBRAE/ES quer dar uma nova oportunidade para que estas possam solicitar consultorias/planos de negócio.

 

Trata-se de uma visita de um consultor generalista que já nessa visita tenha a possibilidade de dar dicas de visual de loja, estoques, entre outros assuntos que possam ser imediatamente absorvidos e até mesmo colocados em prática durante a visita de consultoria. Na mesma visita, a partir de um breve diagnóstico, o consultor orienta e incentiva o empresário/empreendedor a aderir ao projeto e solicitar as consultorias gratuitas.

 

Capacitação gratuita

 

Para o SEBRAE, quando o empresário o recebe em seu município/bairro, na sua empresa, o que é sem custo, ele tem uma grande possibilidade de adquirir conhecimento em diversas áreas e promover uma transformação em seu negócio.

 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Divaldo Crevelin, a participação de Aracruz é de grande importância para o município, pois contribui para a formalização de pequenas empresas, fazendo com que a população se envolva podendo gerar emprego e renda, sendo assim, um instrumento que fomenta o desenvolvimento econômico da região.

 

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Renato Lana – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rfaria@aracruz.es.gov.br

 

Compartilhe em suas redes sociais: