Projeto “Educação Nutricional” é implantado nas unidades de ensino de Aracruz
Com objetivo de assegurar uma alimentação balanceada à população escolar infanto-juvenil, das 53 unidades de ensino municipal, é que o Setor de Assistência ao Educando, da Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz, implantou este ano o Projeto “Educação Nutricional”. O projeto visa desenvolver a promoção de práticas alimentares saudáveis nas escolas.
Dos cerca de 17 mil alunos matriculados nas escolas municipais, mais de 10,1 mil foram avaliados por meio da antropometria (conjunto de técnicas usadas para medir o corpo humano ou suas partes), com aferição de peso e estatura. O exame foi realizado em parceria com os professores de Educação Física da rede de ensino. A avaliação realizada nas escolas faz parte das ações de intervenção nutricional. O trabalho também envolve o ensino-aprendizagem e será desenvolvido anualmente.
Para essa avaliação, foram utilizadas balanças e estadiômetros (aparelho para aferir a estatura) disponíveis nas unidades escolares e no Setor de Assistência ao Educando da Semed. De acordo com os dados apurados, 6.146 são eutróficos (dentro da faixa de peso adequada); 1.611 apresentam sobrepeso; 1.349 são obesos e 1.027 alunos estão abaixo do peso. Isso significa que 60,6% do universo pesquisado são eutróficos e 39,1% tem algum distúrbio nutricional.
As famílias das crianças que apresentaram obesidade mórbida, diabetes ou baixo peso já estão sendo orientados pela equipe do Setor de Assistência ao Educando, sobre a importância de uma alimentação equilibrada e balanceada. De acordo com a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, a alimentação equilibrada e balanceada é de fundamental importância para o desenvolvimento integral dos indivíduos. “Precisamos desmitificar que o ambiente escolar contribui de forma sistemática para a adoção de práticas alimentares consideradas não saudáveis. Seguindo essa premissa, a Semed começou a implantar este ano nas unidades de ensino o 'Educação Nutricional' para mostrar a comunidade escolar e seus familiares que o desequilíbrio alimentar pode gerar distúrbios por excesso ou por falta de nutrientes.”
Rodrigues disse também que “o ambiente escolar deve ofertar uma alimentação saudável, pois a criança nutrida apresenta maior rendimento e aproveitamento escolar, dentre outros benefícios adquiridos com essa prática, como crescimento e desenvolvimento físico-intelectual e o melhor funcionamento das defesas imunológicas”.
Segundo a coordenadora do Setor de Assistência ao Educando, Elyne Mara Devens Costalonga, a distribuição de refeições durante o intervalo das atividades escolares visa suplementar a alimentação dos alunos, melhorando as condições nutricionais, além da formação de bons hábitos alimentares. “Nossa intenção com o Projeto 'Educação Nutricional' é conscientizar toda comunidade escolar sobre a importância da prevenção de doenças causadas por hábitos alimentares incorretos, visando construir novos conceitos de paladar quanto à aceitabilidade de alimentos naturais e saudáveis,” explicou.
São atividades do projeto a coleta de dados; palestras; distribuição de folder; oficinas de aproveitamento integral dos alimentos; boas práticas de manipulação; apresentação de slides; teatro de fantoches; montagem do prato saudável; jogos; degustação de preparações; oficinas de nutrição; receitas práticas e de baixo custo para serem utilizadas em casa, dentre outras. Além disso, os alunos da rede responderão um questionário de frequência de consumo alimentar com perguntas abertas, elaborado a fim de avaliar a qualidade dos alimentos ingeridos regularmente. Após a análise dos dados, os alunos que apresentarem risco nutricional em virtude de distúrbios por excesso ou por falta de nutrientes serão encaminhados para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de referência.
Cozinhas das escolas municipais são reformadas
Para garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado nas escolas municipais, a Secretaria de Educação (Semed) de Aracruz começou em dezembro de 2011 a reformar as cozinhas das unidades de ensino. As reformas estão sendo feitas de acordo com as observações das nutricionistas, do Setor de Assistência ao Educando da Semed, em parceria com os arquitetos da Secretaria de Obras e diretores das escolas contempladas.
Os recursos utilizados vêm do Programa de Descentralização de Recursos (Proder), da Semed e são utilizados para aquisição de materiais e mão de obra. Ao todo já foram investidos R$ 373.137,84. As cozinhas passam por adequações com base nas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Até agora as escolas contempladas foram EMEF Coqueiral; EMEF Zilca Nunes Bermudes; EMEF Novo Irajá; EMEF Samoel Costa; CMEB Mário Leal Silva; EMEF Prof.ª Bárula das Neves dos Santos; CMEI Narizinho; CMEI Tia Anastácia; CMEI Marília Rezende S. Coutinho; EMEF Luíza Silvina Jardim Rebuzzi; CMEB Esther Nascimento dos Santos; EMEF Prof.ª Maria Inês Della Valentina; EMP Balneário Praia do Sauê; EMPI Pau-Brasil/EMPI Três Palmeiras/EMP Nova Esperança; EMEF Nova Santa Cruz; EMEF Eurípedes Nunes Loureiro; EMEF Ezequiel Fraga Rocha; CMEI Nova Colatina; CMEI Balão Mágico; CMEI Criança Feliz; CMEI Amália Coutinho; CMEI Vovó Jandira; EMP Mar Azul; EMEF José Marcos Rampinelli; CMEI Cinderela e CMEI Chapeuzinho Vermelho.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Todas as praias de Aracruz próprias para banho
- Aracruz recebe mais um selo Diamante de Transparência e Governança Pública
- Hemodiálise de Aracruz vence prêmio em Gestão de Processos
- Ginásio Poliesportivo no Campo do Mariano: mais uma obra concluída na cidade
- Letreiros para valorizar praias e impulsionar turismo em Aracruz
- 25ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema) é encerrada com sucesso
- Prefeitura de Aracruz institui o “Dia da Paz e da Gentileza" nas escolas da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz sedia o 2º Seminário de Práticas ADE Piraquê-Açú 2024
- Empreendedoras se reúnem para compartilhar experiências em evento promovido pela prefeitura
- CSA: Prefeitura entrega a maior obra da saúde de Aracruz