Polícia Militar e Prefeitura de Aracruz realizam mais uma formatura do Proerd no município
Cerca de 100 alunos da EMEF “Zilca Nunes Vieira Bermudes” vão participar da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), que vai acontecer na quinta-feira, 26 de julho, às 19 horas, na quadra poliesportiva da escola. O evento é uma parceria entre o 5º Batalhão da Polícia Militar e a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação.
Durante três meses, os alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, dos turnos matutino e vespertino, participaram de uma aula semanal de 50 minutos, onde receberam noções de cidadania e valorização da vida, seguindo a cartilha didática do programa. Os alunos, ainda, participaram de aulas que tinham como base lições de conhecimentos básicos sobre drogas – lícitas e ilícitas – e violência. Segundo a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, “o programa é muito importante para que os jovens possam enfrentar de maneira mais segura e responsável os problemas com as drogas e violência. Além disso, soma e agrega valores aos trabalhos realizados pelo município nas escolas”.
De acordo com o soldado Gabriel Rangel, coordenador do Proerd no município, o problema relacionado às drogas vem incomodando o Brasil inteiro. “No dia a dia temos percebido que as drogas não acontecem de forma isolada, em determinado município, é uma realidade que preocupa todo o país. O nosso objetivo com o Proerd é fortalecer a educação por meio de conteúdos pedagógicos. É um trabalho preventivo e ao mesmo tempo educativo.”
Rangel disse também que “o nosso contato direto com os alunos propicia um trabalho mais interativo, uma vez que eles podem sanar dúvidas que por ventura tenham, e são orientados para que não caiam no erro de provar as drogas, o que possibilita o vício. Durante o programa, trazemos conhecimentos sobre drogas lícitas (álcool e tabaco) e ilícitas (maconha, crack, cocaína e inalantes) para que as crianças aprendam a resistir às pressões e dizer não às drogas e à violência, além de criar nelas, a consciência sobre boas e más companhias”. Ainda segundo, Rangel, a Polícia Militar tem a intenção de ampliar o Proerd para os alunos da 6º série do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas de Aracruz, além de uma versão totalmente voltada para os pais.
Em junho, deste ano, já foram certificados pelo Proerd 440 alunos das seguintes escolas: CMEB “Honório Nunes de Jesus”, EMEF “Eurípedes Nunes Loureiro”, EMEF “Placidino Passos”, Serviço Social do Comércio (Sesc), Centro Educacional de Aracruz (CEA), EMEF “Marechal Costa e Silva” e EMEF “Ezequiel Fraga Rocha”. Para este ano, ainda, estão previstas a formação e certificação de sete novas turmas pelo programa.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Polo UAB Aracruz parabeniza estudantes que se graduaram em Licenciatura em Química e Tecnologia em Sistemas para Internet
- Aracruz avança e chega ao 3º lugar entre os municípios mais competitivos do Espírito Santo
- Desenvolvimento Social realiza mais uma Ação Cidadã com serviços voltados à população em situação de rua
- Prefeitura lança cartilha para ampliar participação de Micro e Pequenas Empresas nas compras públicas
- Aracruz recebe unidade do SESI com estrutura moderna e foco na formação integral
- Turismo e Cultura publica lista dos empreendedores selecionados para a Feirinha, na Praça da Paz
- 7ª Formação do PSE em 2026 enfatiza os benefícios da atividade física e da saúde mental
- Aracruz é escolhido para sediar Encontro Regional do Selo de Segurança Pública Municipal do MPES
- Aracruz busca em Baixo Guandu referência para implantação de estacionamento rotativo
- Desenvolvimento Social convoca sociedade civil para eleição do Conselho Municipal de Direitos Humanos