Programa “Escola Ativa” melhora ensino nas escolas do campo de Aracruz

Publicado em: 23 de julho de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Programa “Escola Ativa” melhora ensino nas escolas do campo de Aracruz

Visando melhorar o ensino das escolas do campo (zona rural) do município, foi que a Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz, desde 2009, aderiu ao Programa Escola Ativa (PEA), do Governo Federal. Implementado na Escola Municipal Pluridocente (EMP) Nova Esperança e nas Escolas Municipais Unidocentes (EMU) “Córrego São José” e “Rio Francês” e coordenado pela pedagoga da Semed, Marta Comério, o programa objetiva melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas, ao implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno; propiciar a formação continuada dos professores e contribuir para uma gestão democrática aliando comunidade à escola. 

O município de Aracruz entre agosto de 2009 e dezembro de 2010 realizou a formação de quatro professores das três escolas envolvidas no programa, ampliando seus conhecimentos em relação a educação do campo, e assim melhorar a aprendizagem dos alunos. Cada escola recebeu kits pedagógicos, incluindo materiais para as diversas disciplinas, bem como o kit de informática, composto por uma CPU e cinco monitores.

 

De acordo com a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, a educação do campo apresenta características e necessidades bem específicas dos sujeitos inseridos nesse espaço, sejam eles agricultores, assentados, ribeirinhos, caiçaras, indígenas entre outros. “É nesse espaço que os povos do campo demandam de boas escolas para seus filhos, bons professores e uma educação que não prepare apenas para a vida na cidade, mas que reconheça as distintas formas de existência, de manifestações da vida e de relações sociais com a natureza e, não apenas, para a vida na cidade. Daí a importância do PEA nas escolas do campo de Aracruz: criar condições para uma aprendizagem voltada para a compreensão da realidade social na qual a criança está inserida.”

 

Segundo a pedagoga Marta Comério, em 2011, aconteceram nove encontros denominados “Macrocentros”, envolvendo 16 municípios da região central serrana do Espírito Santo. Durante estes encontros, foi possível a troca de experiências entre educadores que desenvolvem o programa e outros profissionais. “Os 'Macrocentros' são espaços organizados e construídos para a difusão de novos conhecimentos, bem como discutir dificuldades em relação ao processo de ensino-aprendizagem e à metodologia adotada. Constitui um espaço para estudo, reflexões, construção e apropriação de novos conhecimentos. Cada município se reuniu mensalmente para a realização dos encontros, onde se discutiu questões específicas, como Avaliação na Educação do Campo, Proposta Pedagógica e Conselho Escolar.”

 

Para fortalecer as ações previstas e manter a continuidade do trabalho foram realizadas, também em 2011, reuniões técnicas para implantar outras ações previstas no Decreto 7.352/2011, que institui a política de educação do campo. O Programa “Escola Ativa” foi finalizado e substituído pelo Programa “Escola da Terra”, ampliando o alcance para escolas seriadas, contemplando mudanças na concepção pedagógica. A Semed fez a adesão este mês, ao Programa “Escola da Terra 2012”, na página do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC), por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), informando os dados referentes as escolas multisseriadas do município. Atualmente, a Semed aguarda a análise do Ministério da Educação (MEC).

 

Programa “Escola Ativa”

 

O Programa “Escola Ativa” foi implantado pelo MEC, por meio do Fundo de Fortalecimento da Escola (FUNDESCOLA), em 1998, e reestruturado em 2008, passando para a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) que propagou o programa para outros estados e municípios. O programa buscou melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: