Prefeitura de Aracruz combate a proliferação de pombos

Publicado em: 27 de julho de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Pombos se alimentando de restos de alimentos deixados no chão do mercado municipal
 Prefeitura de Aracruz combate a proliferação de pombos

A Prefeitura de Aracruz, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar na próxima terça-feira (31), a partir das 8h, na rodoviária e no mercado municipal, uma ação para conscientizar as pessoas sobre os problemas ocasionados com a proliferação de pombos, como ocorre nestas áreas.

A Secretaria de Saúde irá orientar as pessoas e entregar panfletos ilustrativos contendo todas as informações necessárias para coibir a proliferação desses animais. Essas aves alimentam-se de grãos e sementes, mas também de restos de comidas. Alimentar pombos faz com que o número populacional desses animais aumente e, consequentemente, se torna maior o risco de contrair doenças transmitidas por piolhos ou pelas fezes secas contaminadas por fungos e bactérias.

 

Doenças

 

Segundo a bióloga Andressa Palaoro, do Centro de Controle de Zoonoses, doenças como criptococose, histoplasmose e clamídiose, são transmitidas através da inalação de poeira resultante de fezes secas dos pombos. Essas doenças comprometem o aparelho respiratório e podem também afetar o sistema nervoso central. A salmonelose pode ser transmitida pela ingestão de alimentos contaminados por fezes de pombos, que compromete o aparelho digestivo. Ácaro de pombos provenientes de aves e ninhos podem causar dermatites em contato com a pele do homem.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Renato Lana – Tel: (27) 3296-4507 / (27) 8102-0965 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rfaria@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: