Novos procuradores do município de Aracruz são empossados

O prefeito de Aracruz empossou nesta sexta-feira (03/08) os 16 novos procuradores do município aprovados no concurso público de 2011. Durante a solenidade, ele ressaltou a importância deles no garantimento de toda a segurança jurídica para as tomadas de decisões da Prefeitura. O evento aconteceu no Fórum de Aracruz e contou com a participação do procurador geral, demais secretários e familiares dos empossados.
De acordo com o prefeito, algumas leis (sobretudo a Lei 8666 responsável por regular as contrações e contratos na administração pública) não permitem dar a celeridade necessária exigida pela população para o andamento das ações. Assim, segundo ele a Procuradoria é peça fundamental para a eficiência da gestão pública, pois ela dá a garantia necessária para que as decisões sejam tomadas de forma transparente e no mais estrito rigor da lei.
“A consultoria jurídica dada pelos procuradores é um escudo contra o denuncismo e também contra eventuais falhas da administração”, afirmou o prefeito. Ele ilustrou tais dificuldades, lembrando o concurso promovido pela Prefeitura em 2005 e cancelado por uma sucessão de falhas jurídicas, problemas que não aconteceram com o concurso de 2011, na qual todas as etapas foram acompanhadas com todo o rigor técnico pela Procuradoria.
O procurador geral do município, Wagner José Elias do Carmo, lembrou a importância da Procuradoria na defesa dos interesses públicos e o fundamental papel dela na diminuição da judicialização das ações da Prefeitura. Ele afirmou que o principal desafio dos novos procuradores será garantir a aplicação irrestrita da legalidade na administração pública do município. “Vamos também procurar construir uma interface ativa com o poder judiciário e com o Ministério Público e também reorganizar os nossos procedimentos administrativos em função da nova equipe”, revelou o procurador geral.
Os novos procuradores não esconderam a satisfação em enfrentar todos os desafios impostos pelo cargo. Segundo o procurador, Ícaro Dominissini, a autonomia e a independência da Procuradoria são fatores fundamentais para o sucesso do órgão. “Acredito que nossa principal missão será auxiliar no âmbito das questões legais todas as secretarias do município”, finalizou.
A administração pública não se esqueceu dos relevantes serviços prestados pelos antigos procuradores e eles foram homenageados com um certificado de reconhecimento entregue pelo prefeito.
Procuradoria Geral do Município
Trata-se de um órgão com nível hierárquico de Secretaria Municipal, sendo responsável pela defesa dos interesses do município e realização de consultoria jurídica para a administração pública. Atua no plano administrativo e judicial, garantindo a aplicação irrestrita da legalidade no poder público, além de representar judicialmente a municipalidade.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Marcelo Rebelo – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, mrebelo@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo