Aracruz classifica seis atletas para as finais das Olimpíadas Escolares Nacionais

Aracruz fez bonito nas Olimpíadas Escolares classificando seis atletas para as finais, sendo três na categoria juvenil que acontecerá em Cuiabá (MT), no período de 25 de novembro a 08 de dezembro e três na categoria infantil, no período de 6 a 15 de setembro, em Poços de Caldas (MG). Os classificados competiram nas modalidades judô e atletismo que aconteceram no Ginásio João dos Santos Neves, em Bento Ferreira, na capital capixaba e no campus IFES, respectivamente no dia 11 de agosto.
Os judocas juvenis Caio Soeiro da Silva, Amada Soeiro da Silva e Patrícia Caetano Vilarino garantiram as vagas em acirradas disputas no tatame. Nas competições de atletismo infantil, os atletas Wendel Simões da Conceição, Geann de Paulo Bernardes e Raiane Neves Santos, fizeram bonito nas provas de 75m rasos e no salto em distância e na corrida de 75m com barreiras na categoria infantil masculino. Já Raiane foi classificada na categoria infantil na prova do salto em distância pelo melhor índice técnico.
Neste ano, Aracruz participou das modalidades coletivas (vôlei, basquete, handebol e futsal) e individuais (xadrez, judô, atletismo e ciclismo), nas categorias masculino e feminino e em duas faixas etárias: na infantil composta por alunos de 12 a 14 anos; e na juvenil de 15 a 17 anos. O município tem conquistado resultados expressivos nas Olimpíadas Escolares, graças aos investimentos da Secretaria de Educação em treinos desportivos nas escolas, por meio dos trabalhos realizados com os alunos pelos professores de educação física.
As Olimpíadas Escolares do Espírito Santo (OES) são organizadas pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). A competição envolve instituições públicas municipais, estaduais, federais e particulares, de todos os municípios capixabas, em disputas de atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez.
A competição foi criada a fim de aumentar a participação das escolas do Estado em atividades esportivas e mobilizar a juventude estudantil capixaba em torno do esporte e lazer. Outros objetivos são: possibilitar a identificação de talentos esportivos nas escolas, contribuir para o desenvolvimento social do aluno e oferecer acesso à prática do esporte escolar aos estudantes.
A partir de 2010, os jogos passaram a ter um significado ainda maior, pois por meio dos resultados, os atletas estudantis podem, agora, ser beneficiados com o programa Bolsa Atleta Capixaba, que, anualmente oferece a atletas com perfil estudantil o incentivo de R$ 500 para custear treinamentos e assim, melhorar o rendimento, oferecendo a esses jovens condições de representarem o Espírito Santo em competições nacionais e internacionais.
A competição Estadual é dividida em quatro etapas: municipal, regional, final sul e norte e final estadual. Os campeões municipais das OES disputam, entre si, uma vaga para a final Norte e Sul. Nessa fase, os vencedores regionais se encontram em mais uma etapa eliminatória antes da final estadual. Depois, os campeões do Estado, em cada modalidade, representam o Espírito Santo na etapa nacional.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Marcelo Rebelo – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, mrebelo@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"