Prefeitura faz pesquisa para saber como anda a qualidade de vida de seus funcionários

Publicado em: 01 de outubro de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Giselle, Emiliana e Luciana estão trabalhando na pesquisa
Prefeitura faz pesquisa para saber como anda a qualidade de vida de seus funcionários

A promoção do bem-estar no trabalho tem caráter preventivo, de forma a evitar que o empregado adoeça, por isso é importante promover boas práticas de segurança e de saúde no ambiente laboral. A partir dessa premissa, a Secretaria de Administração e de Recursos Humanos (Semad), vai realizar a pesquisa “Qualidade de vida na Prefeitura”, para avaliar como estão seus funcionários sob o ponto de vista social, de saúde, psicológico e profissional.

O levantamento terá início nesta segunda-feira (01/10) e a previsão de conclusão da coleta dos dados é no final de outubro. A pesquisa vai ser conduzida pela Seção de Acompanhamento de Pessoal (SAP), que pertence à Semad e vai abranger 25% dos servidores da Prefeitura. O questionário composto de 17 perguntas vai tratar de temas como saúde, consumo alcoólico, nível de stress, relação com os colegas e superiores, aspectos éticos, entre outros pontos.

 

Nas secretarias com o maior número de servidores como Saúde, Educação, Infraestrutura e Transportes os questionários foram divididos por cargos, sendo que 20% de cada cargo vão responder à pesquisa. Já nas secretarias com menor número de profissionais todos serão convidados a participar dos levantamentos. Com essa metodologia, as pesquisadoras esperam obter um resultado bem abrangente sobre a saúde dos funcionários da Prefeitura.

 

Segundo a terapeuta ocupacional, Luciana Alves de Oliveira, as expectativas com a pesquisa são as melhores possíveis, pois ela vai contribuir no planejamento das ações a serem desenvolvidas, além de direcionar o trabalho do setor. “Por meio dos dados coletados, teremos um panorama mais claro sobre como anda a qualidade de vida de nossos funcionários, quais os seus anseios e os seus descontentamentos. A partir disso podemos focar com mais clareza nossas estratégias de trabalho”, explicou.

 

Os resultados apontados na pesquisa vão criar oportunidades para o desenvolvimento de atividades em grupo para fortalecer a autoestima, autonomia e criatividade dos funcionários. Além de palestras, oficinas, campanhas de saúde para prevenir doenças e adquirir hábitos saudáveis. “Tais ações são fundamentais para termos um quadro funcional motivado e saudável para atender com eficiência as pessoas”, falou Luciana.

 

O secretário da Semad, Rodolfo Reis Rosa, informou que a manutenção das condições de saúde e de segurança, a fim de proporcionar um ambiente de trabalho saudável e seguro sempre foi uma preocupação da secretaria. Assim, segundo ele, não há investimento melhor do que o direcionado para o corpo funcional da Prefeitura. “Uma equipe bem preparada é requisito básico para a prestação de um bom atendimento para a população de Aracruz”, finalizou.

 

Acompanhamento de Pessoal

 

Integram a equipe técnica da Seção de Acompanhamento de Pessoal as assistentes sociais, Emiliana Magalhães e Tereza da Silva Lima, a nutricionista, Giselle Spinassé da Silva, além da terapeuta ocupacional, Luciana Alves de Oliveira. Tais profissionais têm como função prestar atendimento e acompanhamento biopsicossocial aos servidores, além de realizar atividades socioeducativas. Independente do vínculo empregatício se efetivo, contratado ou comissionado todos os funcionários são beneficiados pelas ações do setor.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Marcelo Rebelo – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, mrebelo@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: