Dia Internacional do Idoso é lembrado com muita festa em Aracruz

Publicado em: 02 de outubro de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Atividades lúdicas marcaram a data
Dia Internacional do Idoso é lembrado com muita festa em Aracruz

O Dia Internacional do Idoso em Aracruz foi comemorado com música, dança e alegria na última segunda-feira (01/10). Grupos de idosos da Vila e da Barra do Riacho se reuniram na Quadra Poliesportiva de Vila do Riacho, onde participaram de uma série de atividades recreativas e educativas. A Secretaria de Desenvolvimento Social, em comemoração à data, vai promover uma série de atividades no município durante o mês de outubro, considerado o mês do idoso.

No dia primeiro de outubro comemora-se o Dia Internacional das Pessoas Idosas, sendo que a data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para qualificar a vida dos mais velhos, por meio da saúde e da integração social. A data surgiu em razão de uma assembleia mundial sobre o envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982.

 

A data reveste-se de muita importância aqui no Brasil, pois nos próximos oito anos, a parcela de idosos na população brasileira passará para 14,6%. Isso significa um salto de 21 milhões de pessoas em 2012 para 30 milhões em 2020. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que as pessoas estão vivendo mais: expectativa de vida passou para 73 anos em 2010 e em 2020, chegará até 78 anos.

 

Em Aracruz, as homenagens começaram quinta-feira (27/09), na Associação de Moradores do distrito de Guaraná, com a realização de uma palestra “Hábitos Saudáveis: uma questão de vida”, ministrada pelo, educador físico, Edimar Francisco Nunes e por uma dinâmica de grupo desenvolvida pela terapeuta ocupacional, Juliana Borges Rocha, visando a reflexão do autocuidado e a longevidade, além de um animado forró. O evento foi organizado pelas equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Guaraná e Jacupemba e contou com o apoio do Centro de Convivência do Idoso (CCI), do Projeto Base e de outros parceiros locais, além da participação de 76 idosos.

 

A coordenadora do Cras de Vila do Riacho, Claudia Célia Faustino Sepulchro, explicou que o idoso, em face de suas fragilidades, possui, assim como as crianças, um Estatuto (Lei 10.741) que define uma série de regras que lhes garantem – teoricamente – melhores condições de vida. Assim, segundo ela, promover atividades que os valorizem é muito importante. “A data é muito importante, pois respeitar o idoso é respeitar o nosso futuro”, comentou.

 

A comemoração do dia do idoso realizada (01/10) na Quadra Poliesportiva de Vila do Riacho contou com a presença de 37 idosos. Eles foram recepcionados pela equipe do Cras com um café da manhã de boas-vindas, seguido da apresentação de uma exposição de fotos produzidas pelos mesmos, aferição de pressão arterial, palestra sobre importância da prática de hábitos saudáveis e apresentação de danças.

 

A secretária de Desenvolvimento Social, Margareth da Penha Spinassé Lechi, ressalta a importância das políticas públicas desenvolvidas pelos governos para os idosos. Segundo ela, os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso estão incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade. “Nossa sociedade precisa pensar no idoso com atenção e carinho merecidos”, disse .

 

Margareth explicou que existem hoje agências especializadas em roteiros para idosos, mas alertou que outros setores, como supermercados, comércios e bancos, por exemplo, precisam dar uma atenção maior a essa população. Na opinião dela, todas as ações hoje tanto nos serviços públicos como nos privados devem privilegiá-los. Tanto é que em Aracruz, a Secretaria desenvolve uma série de ações de caráter socioeducativo e de lazer, proporcionando divertimento e aprendizado para esta população.

 

Vale ressaltar que muitos dos beneficiados aproveitam para transformar esses aprendizados em atividades que geram aumento e complementação de renda para si e seus familiares. “Todos os idosos merecem que esta longevidade alcançada seja vivida com alegria e melhor qualidade de vida”, finalizou a secretária Margareth.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que durante o mês de outubro vão ser promovidas várias atividades voltadas para os idosos como palestras, gincanas, oficinas, bailes, entre outras. Os eventos serão realizados nos seguintes locais e datas: Bar Travessia, em Santa Cruz (08/10), Centro de Convivência do Idoso (11/10) Barra do Riacho (15/10), Salão da Igreja Católica, em Coqueiral (18/10), Lions Clube, Centro de Aracruz (19/10).

 

Confira as fotos das atividades na Associação de Moradores do distrito de Guaraná

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Marcelo Rebelo – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, mrebelo@aracruz.es.gov.br

 

 

 

 

Compartilhe essa notícia: