Prefeitura convida agentes culturais para a Etapa Rio Doce do “Seminário Territorial do Plano Estadual de Cultura do ES”
Com o intuito de reunir e incentivar todos os segmentos culturais, desde o artista até o empreendedor, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, convida todos os agentes culturais para participar da Etapa Rio Doce do “Seminário Territorial do Plano Estadual de Cultura do Espírito Santo”, que acontece na terça-feira (16), a partir das 8h, nas dependências do Teatro Municipal de Aracruz, Centro.
Este seminário, apoiado pela Secretaria de Estado e Cultura (Secult), é um espaço de discussão política e técnica, formado por representantes do setor público e dos segmentos culturais capixabas. Tem como objetivo principal assegurar as condições para a formulação de diretrizes e prioridades do PEC – Plano Estadual de Cultura – . O Fórum Estadual instituirá um Comitê Gestor Estadual e Fóruns Territoriais nas dez microrregiões do Espírito Santo. Cada Fórum Territorial terá a responsabilidade de criar uma Comissão Organizadora Territorial formada pelos representantes da sociedade civil e do poder público dos municípios integrantes da microrregião, com função técnica e mobilizadora.
Os agentes culturais convidados são artesãos, artistas, web designers, gastrônomos e as comunidades tradicionais (ciganos, pomeranos – Alemães –, povos de terreiros, pescadores, índios e quilombolas). A abertura acontecerá dia 11, em Vitória, no Palácio Anchieta, às 14h, e o município de Aracruz, que pertence à microrregião “Território Rio doce ”, será o primeiro entre todos seminários territoriais a receber o evento que se estenderá até do dia 24/10 em outras nove microrregiões.
A abertura em Aracruz contará com a presença das autoridades municipais juntamente com a apresentação da Metodologia de trabalho e do Plano de Ação para a Elaboração do PEC/ES e da pauta do encontro pelos membros do Comitê Gestor do Fórum Estadual.
A apresentação e discussão sobre o Diagnóstico da Situação cultural no território terá início às 9h e abordará temas como o panorama geral dos segmentos culturais; a infraestrutura para os segmentos culturais; gestão e fontes de financiamento; a capacitação, formação e a economia da cultura. Além das questões específicas, deverão ser apontados os principais desafios e oportunidades para o Setor da Cultura em nível territorial e estadual.
Para o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Sérgio Azevedo, o evento é de grande importância para o município. “Para nós é muito importante, pois nosso município é um dos poucos que está tratando de sua inclusão no Sistema Nacional de Cultura. Isso vai enriquecer nosso Plano Municipal de Cultura e posteriormente possibilitar acesso às verbas públicas e assim fomentar o desenvolvimento cultural”, explica.
Comissão Organizadora Territorial
A comissão organizadora territorial é formada por até dez representantes do Poder Público e da sociedade civil dos municípios da região – gestores da Cultura e de outros órgãos, professores e alunos da rede de ensino, entidades, pontos de cultura, conselheiros de cultura, produtores culturais, empresários, etc.
Ela será responsável por mobilizar a sociedade civil e o poder público para participar das etapas de elaboração do Plano Estadual de Cultura; contribuir para a sistematização dos resultados do Seminário Territorial; encaminhar ao Comitê Gestor Estadual, listas de presença e fotografias do encontro em até cinco dias após a sua realização, bem como atuar de forma articulada e integrada o Fórum Estadual.
O seminário será encerrado às 16h com a instituição do Fórum Territorial e Elaboração do PEC/ES e Eleição dos membros da respectiva Comissão Organizadora Territorial. O território “Rio Doce” abrange as cidades de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Renato Lana – Tel: (27) 3296-4507 / (27) 8102-0965 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento