Secretaria de Educação de Aracruz promove mais uma edição do Seminário “Ciclo de Formação”
A Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz, por meio do Setor de Educação Básica e a Comissão de Ciclo promovem na quarta-feira, dia 07, a 4ª edição do Seminário “Ciclo de Formação”. O evento acontece na EMEF “Placidino Passos”, das 18h às 21h30 e tem como objetivo fortalecer as práticas pedagógicas nas diferentes áreas do conhecimento e avaliar a proposta do Ciclo de Formação.
Aproximadamente 150 profissionais da educação devem participar do encontro, entre professores (Ciclo da Infância - CI, Pré-adolescência - CPA, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, articuladores e de sala de recurso), diretores, vice-diretores e pedagogos do CI e da CPA da rede municipal. Também irão participar alunos do curso de pedagogia das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ).
Para a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, em todas as edições do seminário as palestras, oficinas e relatos de experiências foram realizados por professores, pedagogos e outros profissionais da rede municipal de Aracruz. “Esse seminário vem deste a 1ª edição, feita em 2009, oportunizando de fato a troca de conhecimentos e experiências locais, bem próximo à realidade das nossas escolas. Além disso, sempre buscamos abranger os desafios que os professores enfrentam em várias dimensões de seu trabalho, e dessa forma fortalecer as práticas e princípios orientados no Plano de Ciclo de Formação”, afirmou a secretária.
Ainda segundo Rodrigues, em todos os quatro seminários também teve participação da Comissão de Ciclo no planejamento (de acordo com as demandas/desafios apontados pelos profissionais das escolas), realização, coordenação do evento e avaliação. “O diferencial da edição deste ano será a apresentação da Pesquisa de Ciclo (realizada em todas as escolas) e a validação das propostas de melhoria do Plano no Ciclo de Formação, que será transformado em um relatório elaborado pela Comissão de Ciclo para continuidade do trabalho em 2013”.
A exemplo da edição passada, as inscrições foram feitas previamente pelas escolas e durante o evento serão realizadas oito oficinas por área de conhecimento (Educação Especial, Matemática, Ciências, Arte, Geografia, Alfabetização e Filosofia). Clique aqui para conhecer as oficinas. As oficinas vão acontecer em sala de aula, com a participação de aproximadamente 20 pessoas. Cada sala terá um representante municipal da Comissão de Ciclo e de Educação Infantil, do Comitê de Alfabetização e da equipe de Currículo da Semed.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz compartilha experiências no XXXV Fórum Permanente de Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Fopales)
- Saúde Ambiental ganha destaque na 9ª Formação do PSE
- Saúde da Mulher: Prefeitura inicia oferta mensal de biópsias de mama
- Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) são empossados para o período 2026/2027
- PDM: Semdur realiza mais duas Audiências Públicas para apresentação da Minuta de Lei
- Aracruz recebe comitiva dos Países Baixos para fortalecer a gestão ambiental
- Defesa Civil registra ocorrências após temporal em Aracruz e atua no atendimento às famílias
- Prefeitura de Aracruz prepara cemitérios para o Dia de Finados
- IV Seminário Nacional sobre Violência e Saúde: PSE de Aracruz conquista o 2º lugar em amostras de experiências exitosas
- Cema: Saúde amplia atendimento especializado e avança na oferta de consultas