Secretaria de Planejamento Estratégico apresenta o “Sistema de Informações Georrefenciadas”
A prefeitura de Aracruz, por meio da secretaria de Planejamento Estratégico (Sempe), já disponibiliza para o cidadão aracruzense o “Sistema de Informações Georreferenciadas” (SIMGEO). Trata-se de um programa desenvolvido pela equipe técnica do setor de georreferenciamento que é vinculada à Sempe, onde, podem ser consultadas as leis de logradouro do município de Aracruz.
Este trabalho foi realizado com o intuito de proporcionar ao município condições de prestar um melhor serviço às pessoas em função dos problemas que são causados pelo surgimento de loteamentos irregulares e sem projetos, como por exemplo, as dificuldades na entrega de correspondência/encomenda e o acesso às ruas e números dos imóveis padronizados e legalizados.
Esses benefícios também são destinados aos logradouros públicos que encontram-se sem denominação, por meio de uma solicitação que é encaminhada por moradores ou representantes de bairros, com a indicação das ruas desejadas ou a sugestão de nomes para a mesma, o que deve ser encaminhado através de ofício à Câmara municipal.
Essa pesquisa já está disponível há aproximadamente 6 semanas, sendo que anteriormente o cidadão encontrava muita dificuldade pelo fato de toda a informação que ele achava necessária, se encontrar apenas em um aglomerado de papéis, o que tornava a pesquisa muito penosa. Outra forma de se fazer essa pesquisa era através de uma consulta no site da Câmara municipal, o que também não atendia de forma satisfatória por não possuir todos os arquivos.
O secretario de Planejamento Estratégico, Jerisnaldo Lopes, comentou sobre a importância do programa SIMGEO. “Com esse programa, toda a pesquisa realizada é feita em um tempo muito superior ao realizado pelo levantamento manual ou pelo site da Câmara, além de ser mais completo e fiel. O cidadão poderá recorrer, por meio de solicitação, sobre os destinos de seu logradouro, por exemplo".
Hoje, com esse sistema, que contou com um levantamento de dados feito durante três meses, todos os arquivos se encontram digitalizados além das leis de logradouros que foram implantadas. Se o cidadão possuir algum débito com relação ao seu IPTU, por exemplo, ele pode vir até a prefeitura e solicitar o servidor através de seus dados.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Renato Lana – Tel: (27) 3296-4507 / (27) 8102-0965 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento