Fórum de Juventude de Aracruz vai eleger seus representantes da sociedade civil

Os integrantes do Conselho Municipal de Juventude de Aracruz (CMJA) vão eleger, neste sábado (10/11), os seus conselheiros representantes da sociedade civil durante o 1º Fórum Municipal da Juventude que acontece à tarde na Câmara Municipal.
Além da eleição, no decorrer do fórum serão discutidas as ações públicas voltadas para a juventude do município, além de uma palestra sobre as políticas nacionais de juventude e os direitos da categoria a ser ministrada pelo gerente estadual de juventude da Casa Civil do Governo do Estado, Gustavo Badaró.
O Conselho Municipal da Juventude de Aracruz é um órgão permanente, de caráter deliberativo, fiscalizador e consultivo, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude. O conselho é uma instância onde governo e sociedade civil debatem juntos os projetos e as políticas públicas voltadas para a juventude, além de procurar soluções para os desafios enfrentados pelos jovens.
É também dentro do conselho que todas as bandeiras de juventude podem se assentar sem a divisão que ocorreria se tratadas em separado por outras áreas do governo, enfraquecendo as PPJs (Políticas Públicas de Juventude). Trata-se, enfim, de uma instância para fiscalizar e exigir o cumprimento da legislação que assegura os direitos dos jovens.
Segundo o estudante Leonardo Fernandes, a criação do conselho representa um importante espaço para fomentar o diálogo entre sociedade civil e órgãos governamentais sobre os direitos dos jovens. “O próximo passo agora é eleger os representantes da sociedade civil e também mobilizar a opinião pública de Aracruz a respeito da criação do conselho”, informou.
O secretário Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Sérgio Faria de Azevedo, explicou que a secretaria funciona como uma incubadora desse conselho, dando todo o suporte para a sua criação. “A nossa intenção com o conselho é incentivar o jovem de Aracruz a ser protagonista em relação às políticas públicas da categoria”, informou. Ele acrescentou que apoiar os jovens sempre foi uma das bandeiras da secretaria, tanto que a inclusão do nome juventude à secretaria demonstra esse respeito.
O conselho é composto por 23 pessoas, sendo 11 do poder público e 12 da sociedade civil. Os integrantes do primeiro já foram escolhidos, os do segundo serão escolhidos durante o fórum.
Serviço:
1º Fórum Municipal da Juventude
Local: Câmara Municipal de Aracruz, rua Professor Lobo, Centro.
Hora: 13h30
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Marcelo Rebelo – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, mrebelo@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo