Profissionais da educação de Aracruz participam de oficinas na 4ª edição do Seminário “Ciclo de Formação”
Aconteceu ontem (07/11) à noite, nas dependências da EMEF “Placidino Passos”, oito oficinas por área de conhecimento (Educação Especial, Matemática, Ciências, Arte, Geografia, Alfabetização e Filosofia), durante a 4ª edição do Seminário “Ciclo de Formação”. As oficinas aconteceram nas salas de aula, com a participação de aproximadamente 150 profissionais da educação. Cada sala teve um representante municipal da Comissão de Ciclo e de Educação Infantil, do Comitê de Alfabetização e da equipe de Currículo da Secretaria de Educação (Semed).
Dentre os participantes estavam autoridades municipais, professores (Ciclo da Infância - CI, Pré-adolescência - CPA, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, articuladores e de sala de recurso), diretores, vice-diretores e pedagogos do CI e da CPA da rede municipal. Também estavam presentes alunos do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ). O encontro foi promovido pela Semed, por meio do Setor de Educação Básica e a Comissão de Ciclo. Clique aqui para acessar a galeria de fotos do encontro.
O seminário visa fortalecer as práticas pedagógicas nas diferentes áreas do conhecimento e avaliar a proposta do Ciclo de Formação. O diferencial da edição deste ano foi a apresentação da Pesquisa de Ciclo (realizada em todas as escolas) e a validação das propostas de melhoria do Plano no Ciclo de Formação, que será transformado em um relatório elaborado pela Comissão de Ciclo para continuidade do trabalho em 2013.
A professora e articuladora do CMEB “Mário Leal Silva”, Marilza da Penha Mattos Tessarolo, que participou da oficina de Arte, falou sobre a importância do seminário para a vida profissional. “Como professora acredito ser indispensável a busca contínua de conhecimento para o fortalecimento da prática pedagógica. Um evento como este vem alicerçar o nosso trabalho, ao nortear ações para um ensino e aprendizagem mais significativos”. Compartilhando da mesma opinião, a professora da Semed, especializada em Educação Especial, Adriana Regina de Andrade Azeredo, que ministrou a oficina de Educação Especial, relatou: “Para mim esse evento é uma excelente oportunidade para refletirmos sobre a prática pedagógica e pensarmos ações que assegurem a todos o direito à educação”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento