Exposição e apresentações culturais marcam encerramento do “Escolas em Rede” no CMEB “Honório Nunes de Jesus”

Acontece hoje (4/12), a partir das 18h, nas dependências do CMEB “Honório Nunes de Jesus”, do bairro Morobá, o encerramento do Projeto “Escolas em Rede”, que este ano tem como tema “Ler e escrever por prazer através da música”. O projeto é coordenado pelo Setor de Educação Integrada, da Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz e visa o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos por meio de oficinas (coral, flauta e artesanatos).
Durante o encontro serão feitas apresentações culturais pelo Coral Art'Dance, grupo de flauta e exposição de trabalhos artesanais feitos pelas crianças durante o ano. Devem participar do evento aproximadamente 400 pessoas, entre alunos (participantes do projeto) e familiares, professores e funcionários da escola e representantes da comunidade local.
Para Diane Aquino, mãe de Lucas (4º ano) e Maria Luisa (3º ano), o “Escolas em Rede” é muito importante. “Depois que meus filhos começaram a participar do projeto percebi que houve um aumento na responsabilidade deles com atividades rotineiras e cotidianas, tanto em casa quanto na escola, além do aumento considerável da autoestima”, disse.
Segundo a diretora do Ensino Fundamental, Sonia Mara Cerri Suella, o “Escolas em Rede” é tão importante para a comunidade que já estão sendo pensadas as ações que serão feitas em 2013, de acordo com a Proposta Pedagógica da escola. “O desenvolvimento da aprendizagem nas crianças durante o projeto é nítido, além disso, descobrimos vários colaboradores na comunidade como mães que ajudam nas oficinas e pais que acompanham os filhos quando há eventos no contraturno escolar.”
Saiba a opinião de quem faz o “Escolas em Rede”
“A rotina da escola é mais alegre com o movimento de alunos, que ficam por um período quase que integral, isso proporciona, uma ação social, pois um dos critérios da seleção do projeto é criança em risco social. Além disso, é visível a alegria, atenção e prazer com que esses alunos executam suas atividades. Na verdade eles descobrem que têm valor e que são amados”, relatou a oficineira Aparecida Tintore.
“O projeto ajuda na questão da autoestima da criança, na segurança, na autonomia das atitudes, na valorização, ou seja, é um suporte na construção do seu desenvolvimento intelectual. Desperta a importância da leitura nos alunos”, contou a professora Juliana Almança, regente da turma do 2º ano.
“O projeto na escola se amplia a cada ano. Quando começamos em 2007 tínhamos somente uma oficina de Leitura e Escrita, com um total de 30 alunos. Hoje, temos três oficinas: Coral (54 alunos), Flauta (20 alunos) e as de artesanatos com 60 alunos, lembrando que, todas as oficinas têm como objetivo principal o desenvolvimento da leitura e escrita”, falou a coordenadora do projeto na escola, professora Nivia Renata Dalmaso.
Conheça a programação do evento
18h – Acolhida aos pais e convidados;
18h20 – Apresentação do Coral Art'Dance;
19h – Apresentação de flauta;
19h20 – Exposição de trabalhos realizados pelas crianças e encerramento do evento.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora