Exposição e apresentações culturais marcam encerramento do “Escolas em Rede” no CMEB “Honório Nunes de Jesus”

Publicado em: 04 de dezembro de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Alunos durante as atividades da oficina de artesanato.
Exposição e apresentações culturais marcam encerramento do “Escolas em Rede” no CMEB “Honório Nunes de Jesus”

Acontece hoje (4/12), a partir das 18h, nas dependências do CMEB “Honório Nunes de Jesus”, do bairro Morobá, o encerramento do Projeto “Escolas em Rede”, que este ano tem como tema “Ler e escrever por prazer através da música”. O projeto é coordenado pelo Setor de Educação Integrada, da Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz e visa o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos por meio de oficinas (coral, flauta e artesanatos). 

Durante o encontro serão feitas apresentações culturais pelo Coral Art'Dance, grupo de flauta e exposição de trabalhos artesanais feitos pelas crianças durante o ano. Devem participar do evento aproximadamente 400 pessoas, entre alunos (participantes do projeto) e familiares, professores e funcionários da escola e representantes da comunidade local.

 

Para Diane Aquino, mãe de Lucas (4º ano) e Maria Luisa (3º ano), o “Escolas em Rede” é muito importante. “Depois que meus filhos começaram a participar do projeto percebi que houve um aumento na responsabilidade deles com atividades rotineiras e cotidianas, tanto em casa quanto na escola, além do aumento considerável da autoestima”, disse.

 

Segundo a diretora do Ensino Fundamental, Sonia Mara Cerri Suella, o “Escolas em Rede” é tão importante para a comunidade que já estão sendo pensadas as ações que serão feitas em 2013, de acordo com a Proposta Pedagógica da escola. “O desenvolvimento da aprendizagem nas crianças durante o projeto é nítido, além disso, descobrimos vários colaboradores na comunidade como mães que ajudam nas oficinas e pais que acompanham os filhos quando há eventos no contraturno escolar.”

 

Saiba a opinião de quem faz o “Escolas em Rede”

 

A rotina da escola é mais alegre com o movimento de alunos, que ficam por um período quase que integral, isso proporciona, uma ação social, pois um dos critérios da seleção do projeto é criança em risco social. Além disso, é visível a alegria, atenção e prazer com que esses alunos executam suas atividades. Na verdade eles descobrem que têm valor e que são amados”, relatou a oficineira Aparecida Tintore.

 

O projeto ajuda na questão da autoestima da criança, na segurança, na autonomia das atitudes, na valorização, ou seja, é um suporte na construção do seu desenvolvimento intelectual. Desperta a importância da leitura nos alunos”, contou a professora Juliana Almança, regente da turma do 2º ano.

 

O projeto na escola se amplia a cada ano. Quando começamos em 2007  tínhamos somente uma oficina de Leitura e Escrita, com um total de 30 alunos. Hoje, temos três oficinas: Coral (54 alunos), Flauta (20 alunos) e as de artesanatos com 60 alunos, lembrando que, todas as oficinas têm como objetivo principal o desenvolvimento da leitura e escrita”, falou a coordenadora do projeto na escola, professora Nivia Renata Dalmaso.

 

Conheça a programação do evento

 

18h – Acolhida aos pais e convidados;

18h20 – Apresentação do Coral Art'Dance;

19h – Apresentação de flauta;

19h20 – Exposição de trabalhos realizados pelas crianças e encerramento do evento.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br

Compartilhe essa notícia: