Parceria entre Prefeitura de Aracruz e Governo do Estado entrega Centro de Detenção Provisória

Publicado em: 18 de fevereiro de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Parceria entre Prefeitura de Aracruz e Governo do Estado entrega Centro de Detenção Provisória

Com uma área construída de 2.600 metros quadrados no Bairro de Fátima (Sede), o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aracruz foi entregue à comunidade na manhã dessa quarta-feira (18), pelo prefeito de Aracruz, Ademar Devens, junto com o secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli de Ramos Barros. Na entrega da obra, que tem capacidade para 144 internos, estiveram presentes a diretora geral do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (IOPES), Marilza Barboza Prado, o secretariado municipal e lideranças da sociedade. No evento foi explicada a função da instituição recém-construída, que serve para abrigar presos na espera de definição penal, e feita uma visitação pelas dependências da unidade prisional.

Com diferença óbvia de tamanho, segurança e acomodações, em comparação com a antiga delegacia da Sede de Aracruz, o novo CDP exibe o padrão de qualidade resultante da parceria entre Prefeitura de Aracruz e Governo do Estado em favor da garantia do direito de ir e vir do cidadão que está em liberdade. O prefeito, Ademar Devens, fez questão de fazer a entrega da obra antes que tivesse início a transferência de detentos, para o conhecimento da população de Aracruz. “Eu sugeri essa inauguração simbólica porque já vai começar a ocupação da cadeia e é necessário que as pessoas conheçam mais essa conquista do município. A segurança é dever do Governo do Estado, mas além de cobrar essa atitude, a Prefeitura de Aracruz viabilizou o possível para que a construção acontecesse sem dificuldades. O que não podia é o município continuar com uma delegacia depredada, superlotada e repleta de túneis no subsolo, ameaçando a vizinhança com rebeliões e fugas constantes”, explicou Devens. Graças ao terreno doado pela prefeitura, o Estado pôde fazer o CDP, que contou ainda com a ajuda de R$ 500 mil, na construção do muro e do reservatório de água.

De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli, as novas construções prisionais seguem um modelo diferenciado. Os pavimentos foram levantados com fibra de vidro e fibras de polipropileno, além de um concreto especial, que evita gastos posteriores com manutenção. As paredes não utilizam estruturas em vergalhão e o sistema de monitoramento é indireto, feito por uma passarela no teto das galerias onde ficam as celas. Essa estrutura possibilita uma visão ampla para os agentes carcerários e um maior controle da situação. “Além disso, todas as celas são brancas, de fácil limpeza e não ficam impregnadas com o odor do suor, ou da urina. A iluminação é direta, com luz do Sol”, completou Roncalli. O secretário agradeceu a disposição do prefeito em receber a unidade prisional e revelou-se satisfeito com a parceria.

A ocupação do Centro de Detenção começa nesta quinta-feira (19), quando chegam os primeiros transferidos para Aracruz. Para garantir a disciplina no Centro e evitar problemas típicos de locais como esse, os internos serão uniformizados, será proibida a entrada de malotes e visitas íntimas. Além dos profissionais da área de segurança, o quadro funcional da unidade também vai contar com assessor jurídico, assistente social, psicólogo e um profissional de saúde.

Compartilhe em suas redes sociais: