Prefeitura de São Gabriel da Palha visita Aracruz atrás do segredo da Gestão Ambiental sustentável

Publicado em: 19 de fevereiro de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura de São Gabriel da Palha visita Aracruz atrás do segredo da Gestão Ambiental sustentável

O destaque no meio ambiente de Aracruz rendeu bons frutos novamente. Dessa vez, o município que procurou a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) foi São Gabriel da Palha, para descobrir o segredo da sustentabilidade e da gestão ambiental responsável. A equipe representante, composta por quatro pessoas, liderada por Geraldo se Souza, que é diretor do departamento de meio ambiente e pelo geólogo Patrick Palassi, que é técnico em Sistemas de Uso Geográfico de São Gabriel da Palha, visitaram o município na última terça-feira (17) para recolher informações sobre como é feito o licenciamento ambiental para autorizar, regular e fiscalizar empreendimentos poluidores.

Como a principal atividade é o cultivo e a comercialização do café conilon, a maior demanda de licenciamentos, segundo os visitantes, será a regularização de secadores. Porém, o trabalho da equipe ambiental não será exclusivo das atividades agrícolas, como afirmou Patrick Palassi. “O município vive do café, mas temos muitas oficinas de veículos que precisam passar por um ajuste dentro da legislação ambiental e outros estabelecimentos que trabalham com mecânica, de modo geral. No momento, nossa prioridade será regularizar as lavanderias dos empreendimentos, que lançam grande quantidade de produtos químicos no rio”, explicou o geógrafo.

A prefeitura de São Gabriel da Palha não tem uma secretaria para lidar exclusivamente com o meio ambiente. O setor é em conjunto com a Secretaria de Agricultura, mas o município dispõe de um Conselho Ambiental, o que já é um grande passo, segundo o secretário de Meio Ambiente de Aracruz, Olímpio Vieira Neto. “Ter um conselho já é ponto positivo, e crucial, para implantar uma Gestão Ambiental, mas será preciso também, equipamentos, disposição e pessoas capacitadas. É extremamente necessário que não haja amadorismo, que a equipe toda seja de técnicos exclusivos da área e que estejam envolvidos no processo. Por fim, não basta licenciar, mas a regulamentação precisa andar de mãos dadas com a educação ambiental, senão o trabalho não funciona. Sem conscientização, nenhuma lei vigora de forma efetiva, principalmente em municípios de interior, onde todo mundo se conhece”, disse o secretário.

O pioneirismo nas ações em favor do meio ambiente de Aracruz já fez da prefeitura, exemplo em todo Estado. Com o intuito de gestão responsável e nos moldes da sustentabilidade, a SEMAM tem se tornado um destaque natural entre administrações públicas e a conseqüência, reiterada por uma legião de seguidores, é uma longa lista de prefeituras capixabas. Vitória, São Mateus, Venda Nova, Linhares, Anchieta, Guarapari, Marataízes, Presidente Kennedy, Jaguaré, Fundão, Santa Teresa, Muniz Freire, Pinheiros, Marilândia e até Teixeira de Freitas, que fica na Bahia, já vieram estudar o modelo de Gestão Ambiental aplicado em Aracruz. Terça-feira foi a vez de São Gabriel da Palha.

CONTROLE DE RESÍDUOS

Antes da reunião com a equipe de são Gabriel da Palha, o secretário de Meio Ambiente de Aracruz, Olímpio Vieira Neto, chegou da “3ª Reunião da Rede Nacional de Inventário de Resíduos”, no auditório de engenharia mecânica da UFES, em Vitória. A reunião começou às 9h da terça-feira (17), com abertura feita pelo vice-governador, Ricardo Ferraço, e a secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre. Durante o encontro foram ministradas palestras sobre a necessidade da instalação de filtros nas indústrias que lançam resíduos no ar e foram apresentados os resultados comparativos do setor industrial, quanto à redução de poluentes.

Compartilhe em suas redes sociais: