Prefeitura de Aracruz alerta sobre surto de coqueluche que atinge o estado
Embora a cobertura vacinal para coqueluche esteja acima da média nacional, todo estado do Espírito Santo está em alerta, já que uma epidemia da doença ronda a região. Em Aracruz, as equipes de saúde estão vigilantes e prontas para prestarem atendimento. Qualquer pessoa, seja criança, adolescente ou adulto, independente do estado vacinal, deve ficar atento porque a doença pode causar a morte.
Entre os sinais e sintomas da coqueluche ou tosse comprida estão: tosse seca, surtos de tosse, vômitos pós-tosse, coriza e febre baixa. As pessoas que apresentarem essas alterações devem procurar, imediatamente, a unidade de saúde mais próxima de casa, munidos do Cartão de Vacina.
A doença é transmitida da pessoa doente para a sadia, por meio de gotículas de secreção da tosse, espirro e ao falar, além de objetos contaminados recentemente com secreções do doente. O período de transmissão se estende de cinco dias após o contato com a pessoa, até três semanas após o início dos acessos de tosse típicos da doença, na fase catarral. A principal forma de prevenção da coqueluche é a imunização.
Mais informações:
Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
vcamargo@aracruz.es.gov.br
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Valda Ravani
vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo