Secretaria de Desenvolvimento Social participa da 1ª Reunião do Polo 3 - Região da Metropolitana

Os gestores municipais da Assistência Social que integram o Polo da Região Metropolitana - formado pelas cidades de Aracruz, Cariacica, Fundão, Guarapari, Ibiraçu, João Neiva, Viana, Vila Velha, Vitória e Serra - participaram nesta sexta-feira (22/03), no Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) em Aracruz, da 1ª reunião do ano de 2013.
Esse encontro acontece mensalmente, paralelamente às reuniões do Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social do Espírito Santo (COGEMASES), onde discute-se a realidade da assistência social de todo o estado.
O município de Aracruz estava representado pela secretária de Desenvolvimento Social, Naciene Luzia Modenesi Vicente, e pela assistente social da SEMDS, Maria de Fátima. Naciene pontuou a importância desses encontros como espaços onde os gestores trocam informações e experiências para o aprimoramento de suas ações. A secretária falou ainda sobre a realidade da assistência social do município. “Nós temos, por exemplo, programas de assistência social que têm que ser levados ao conhecimento dos munícipes. Muitos não conhecem seus direitos e é nosso dever ofertar e divulgar os serviços.”
A coordenadora do polo da metropolitana e secretária de Desenvolvimento Social da prefeitura de Guarapari, Maria Helena Netto, comentou sobre a atual realidade em que se encontra os assistentes sociais. “Hoje o assistente social e o serviço social tem que tomar muito cuidado para não cair na degradação. Vejo muitos profissionais que saem das faculdades sem maturidade, o que é muito prejudicial. Temos várias cidades por exemplo que ainda encontram dificuldades para entender o que é SUAS – Sistema Único de Assistência Social. Este é um assunto que precisa e muito ser debatido”, analisa.
Maria Helena disse ainda que essa primeira reunião serviu também para conhecer os novos representantes da assistência social do polo 3 que antes não participaram dos encontros em função da mudança de governo, além de poder trocar experiências, propor a discussão das portarias e o encaminhamento da política do SUAS. “Eu que estou na assistência social há muito tempo vejo que é um momento de ajudar todos que estão chegando, expondo por exemplo todos os problemas que eles enfrentam”, ressaltou.
A reunião priorizou a discussão da assistência social como política pública e a importância da efetivação do Sistema Único de Assistência Social ( SUAS). No término dos trabalhos a secretária de Desenvolvimento Social de Aracruz foi indicada como coordenadora do Polo 3.
Mais informações:
Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
vcamargo@aracruz.es.gov.br
Assessor de imprensa
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Produtores rurais participam de curso de Aquaponia realizado pela Agricultura e Incaper
- Praia Formosa será palco da etapa “Terra e Mar” do Uprise Brasil 2025
- Cerimônia marca Pactuação de Metas de Ensino e Aprendizagem da Rede Municipal de Ensino
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: Educação divulga a 5ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Obras de infraestrutura nas ruas da Barra do Sahy foram entregues nesta quinta-feira (29)
- Prefeitura anuncia show nacional de Eli Soares no Dia do Evangélico
- Projeto Agente Canino nas Escolas continua levando educação e conhecimento a estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
- Projeto “Comunidade de Leitores” leva vivência cultural sobre povos originários a estudantes do Cmei Sete Anões
- Estudantes da Emef Placidino Passos são recebidos pelo governador no Palácio Anchieta
- Educação promove visita de grupos escolares à Base Oceanográfica da Ufes e Administrativa do ICMBio