Maior Teatro Sacro do Espírito Santo será encenado em Guaraná

Nesta próxima sexta-feira (29/03), a partir das 20h, o distrito de Guaraná em Aracruz, receberá o maior Teatro Sacro do Espírito Santo. Trata-se de uma realização da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus com apoio da Associação de Moradores de Guaraná e da prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria de Turismo.
O evento tem o objetivo de promover o turismo por meio da valorização da cultura local, social e religiosa com o intuito de desenvolver a consciência ecológica com geração de emprego e renda, além de divulgar o próprio município de Aracruz e o estado do Espírito Santo.
O cenário estará disposto em uma área de 3.000 m² e será composto por três edifícios, sendo um deles como o templo principal medindo 200 m². Também será colocado um poço, uma piscina e duas grutas construídas com pedras. O público terá ao seu dispor um amplo pátio pavimentado e de fácil acesso com uma capacidade para receber até 10.000 pessoas, na qual todas poderão ter uma visão completa do ambiente. Será reservado um espaço no pátio para que os presentes coloquem suas próprias cadeiras. O local também contará com praça de alimentação, banheiros químicos e um estacionamento organizado pela polícia militar com o auxílio dos voluntários da comunidade que orientarão o tráfego.
A secretária de Turismo, Silvana Palaoro, falou sobre a importância da realização deste grande evento. “Trata-se de uma tradição da comunidade local que ocorre há 42 anos e que a cada ano vem se aperfeiçoando para levar ao público a arte com qualidade. É um espetáculo religioso que retratá a morte e ressurreição de Cristo, com atores, atrizes, produtores e roteiristas da região. Serão 350 atores que participarão de 38 cenas durante 1h40 com o apoio de 50 técnicos.
Números
Serão 500 m² de cenários edificados, com 800 peças de figurinos, 300 peças de adereços, 90 músicas na trilha sonora, três máquinas de fumaça, 200 mudas de árvores nativas plantadas na área de apresentação. A cruz que será carregada pelo ator que interpretará Jesus Cristo na via sacra pesa 45 quilos. O cenário contará também com cinco carneiros, uma mini vaca, um jumento e dez cavalos. O valor do ingresso será de R$ 5,00.
História
O teatro Sacro teve início em 1971 com aproximadamente 25 atores (membros da igreja). A partir de 1975, o grupo de jovens se apresentou até o ano de 1983 em Guaraná. De 1983 a 1987 a pastoral da juventude passou a apresentação para a sede. Posteriormente a apresentação retornou ao seu local de origem e a cada ano todo o cenário era construído com parte do figurino sendo reconstruído, o que ocasionava um alto custo. Desse modo foi feita uma parceria com a comunidade local e outras organizações que aderiram e buscaram recursos para a construção do cenário fixo, e assim, a cada ano, o público vem aumentando e o teatro se consolidando.
Mais informações:
Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
vcamargo@aracruz.es.gov.br
Assessor de imprensa
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil