MEIO AMBIENTE - Aracruz realiza diagnóstico rápido e participativo para catadores de caranguejo

Publicado em: 24 de abril de 2013
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
MEIO AMBIENTE - Aracruz realiza diagnóstico rápido e participativo para catadores de caranguejo

Ontem (23/04), a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de Aracruz, se reuniu com os representantes dos catadores de caranguejo, inclusive das comunidades indígenas, para fazer o Diagnóstico Rápido e Participativo (DRP), que estabelece critérios para o recadastramento dos catadores de Aracruz. O encontro, que reuniu mais de 35 pessoas, aconteceu no Polo de Educação Ambiental “Schananda da Silveira Soeiro”, que fica na Unidade de Conservação Parque Natural Municipal do Aricanga.  

O recadastramento será realizado junto a Semam, que subsidiará aos catadores cestas básicas durante o período do defeso, já que é proibida por lei a cata dos crustáceos. O diagnóstico foi elaborado de acordo com as atividades realizadas durante o encontro e, vai gerar, posteriormente, um relatório que dará base aos demais estudos sobre o uso, exploração e preservação do manguezal.  

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Aladim Fernando Cerqueira “é preciso integrar a população de catadores de caranguejo dentro da política de preservação da Reserva Ecológica dos Manguezais Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim.” Antes de fazer o Diagnóstico Rápido e Participativo (DRP), aplicado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), outras reuniões foram realizadas com os representantes dos catadores de caranguejo para discutir diversas temáticas.  

Mais informações:

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz

Vivian Camargo

vcamargo@aracruz.es.gov.br  

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz

Valda Ravani

vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: