MEIO AMBIENTE - Aracruz realiza diagnóstico rápido e participativo para catadores de caranguejo

Ontem (23/04), a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de Aracruz, se reuniu com os representantes dos catadores de caranguejo, inclusive das comunidades indígenas, para fazer o Diagnóstico Rápido e Participativo (DRP), que estabelece critérios para o recadastramento dos catadores de Aracruz. O encontro, que reuniu mais de 35 pessoas, aconteceu no Polo de Educação Ambiental “Schananda da Silveira Soeiro”, que fica na Unidade de Conservação Parque Natural Municipal do Aricanga.
O recadastramento será realizado junto a Semam, que subsidiará aos catadores cestas básicas durante o período do defeso, já que é proibida por lei a cata dos crustáceos. O diagnóstico foi elaborado de acordo com as atividades realizadas durante o encontro e, vai gerar, posteriormente, um relatório que dará base aos demais estudos sobre o uso, exploração e preservação do manguezal.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Aladim Fernando Cerqueira “é preciso integrar a população de catadores de caranguejo dentro da política de preservação da Reserva Ecológica dos Manguezais Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim.” Antes de fazer o Diagnóstico Rápido e Participativo (DRP), aplicado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), outras reuniões foram realizadas com os representantes dos catadores de caranguejo para discutir diversas temáticas.
Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
vcamargo@aracruz.es.gov.br
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Valda Ravani
vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz planeja criar Corredor Ecológico de Biodiversidade para fortalecer a conservação dos recursos naturais no município
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove conferência de política nacional sobre desenvolvimento urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas